Contactar Isabel Maria Marques Saraiva de Carvalho
Isabel Saraiva de Carvalho
NOTA BIOGRÁFICA
Isabel Maria Marques Saraiva de Carvalho é Licenciada em Bioquímica (1990) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (1993) pela Universidade Técnica de Lisboa e Doutorada em Engenharia Agronómica (Bioquímica Vegetal) (1999) pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Desde fevereiro de 2000 até á data, é Professora Auxiliar na área da Bioquímica, onde, atualmente, leciona as Unidades Curriculares (UC) de Bioquímica, Bioquímica de Alimentos e Biotecnologia de Alimentos no Departamento de Ciências Biológicas e Bioengenharia, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade do Algarve (Portugal). É investigadora Doutorada Integrada no Centro MED – Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development, e Investigadora Responsável do Laboratório de Investigação em Ciência de Alimentos (Food Science Lab - FSLab).
As atividades de investigação desenvolvidas desde que iniciou a sua atividade científica foram financiadas por diversos projetos, com diferentes fontes de financiamento, e protocolos de colaboração com empresas. O seu percurso de investigação tem sido efetuado mediante um planeamento cuidado e pré-definido, ajustando-se aos resultados, e adequando-se às novas práticas laboratoriais e à exigência da evolução do conhecimento científico na área dos alimentos, permitindo uma evolução lógica e consequentemente a abordagens diferentes no estudo dos componentes ativos presentes em plantas e algas e com potencial utilização na alimentação humana.
A sua atividade de investigação, foca-se na caracterização bioquímica e farmacológica de compostos naturais de plantas/algas e na valorização destes compostos nas áreas médica e agroquímica relacionando a acumulação destes compostos com a identificação e expressão dos genes e enzimas que participam no processo de biossíntese de metabolitos secundários, com o objetivo de estudar as suas propriedades biológicas para o desenvolvimento de novas aplicações alimentares com potenciais benefícios na saúde, e na capacidade inibitória dos extratos, nomeadamente, contra enzimas ligados a importantes doenças humanas tais como Diabetes e Alzheimer.
O objetivo da investigação atual concentra-se em quatro tópicos principais: A. Metabolómica; B. Fitoquímica; C. Bioatividade e D. Segurança alimentar, por meio de novas abordagens que incluem: 1) Preparação de extratos com diferentes métodos/diferentes solventes; 2) Determinação do perfil nutricional e sua caracterização fitoquímica; 3) Estudo de metabolitos secundários seu papel biológico nos alimentos e possíveis aplicações biotecnológicas em fitomedicina e em alimentos funcionais; 4) Estudo de vias biossintéticas e metabolitos secundários com relevância fisiológica; 5) Identificação e expressão dos genes e enzimas que participam do processo de biossíntese das antocianinas; 6) Estudo da tolerância ao stress abiótico das plantas; 7) Estudos de segurança alimentar: avaliação de riscos alimentares relacionados com a dieta e aplicações de alimentos à base de plantas em produtos naturais.
Como professora da UALG, foi responsável por grande variedade de UC’s de vários ciclos e de vários cursos. No âmbito de seu laboratório de investigação, supervisionou 3 trabalhos de pós-doutoramento, 6 alunos de doutoramento, 20 alunos de mestrado e 29 alunos de estágio conducente a grau de licenciatura. Coordenou e participou em vários projetos de investigação, cujos resultados foram apresentados em vários artigos científicos de circulação internacional e com arbitragem científica, dos quais é autora ou co-autora. Participou de várias palestras e de comissões científicas e executivas de várias conferências na área de alimentos. Publicou 46 artigos internacionais (ISI) e 9 capítulos de livros, o que traduz a qualidade e quantidade da produção científica resultante da atividade científica desenvolvida.