O mestrado internacional em Recursos Biológicos Marinhos (IMBRSea), é um programa de mestrado organizado por nove universidades europeias da área das ciências marinhas: Universidade de Ghent (BE), Universidade de Pierre e Marie Curie (FR), Universidade do Algarve ( PT), Universidade de Oviedo (ES), Instituto de Tecnologia Galway-Mayo (IE), Universidade do País Basco (ES), Universidade Politécnica de Marche (IT), Universidade de Bergen (NO) e Universidade da Bretanha Ocidental (FR) ), apoiada por catorze institutos de investigação marinha pertencentes ao Centro Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC).
O IMBRSea abrange uma ampla gama de assuntos relacionados com o uso sustentável de recursos biológicos marinhos. Com ênfase em processos biológicos e ecológicos marinhos, o programa liga a biologia de organismos marinhos e estudos ambientais a temas de política e planeamento marinhos.
O curso tem uma duração de 2 anos (120 ECTS), distribuídos em semestres.
Os alunos de IMBRSea podem fazer o 1.º semestre em qualquer universidade do consórcio, com exceção da Universidade de Bergen que não oferece as unidades curriculares deste semestre. No 2.º semestre podem optar por ficar na universidade do 1º semestre ou mudar para qualquer outra universidade do consórcio.
Na segunda parte do 2.º semestre há um estágio profissionalizante obrigatório de 12 ECTS.
Em julho, todos os alunos frequentarão a "Escola de verão" juntos, num laboratório marinho europeu (não necessariamente duma das universidades do consórcio).
No 3º semestre, os alunos podem escolher entre 4 universidades (Galway-Mayo Institute of Technology, Bergen, Algarve e Pierre et Marie Curie).
O 4.º semestre é dedicado à dissertação. Os alunos podem fazer a tese numa das universidades do consórcio ou em qualquer "Associate partner" instituto ou universidade.
História: Curso criado em 2017 para substituir o mestrado em Biodiversidade e Conservação Marinha (Aviso n.º 4716/2017, pub no DR, 2.ºs, n.º 84, em 2 de maio 2017)