Vagas preenchidas para o ano letivo 2020/2021
1. Objetivos do Curso
A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, comprometida com a oferta de um ensino universitário de qualidade, está também comprometida com o desenvolvimento de competências na área da gestão de Marketing. Dirigido a profissionais e a estudantes em prosseguimento de estudos, o Mestrado em Marketing Management assume como objetivos principais:
* compreender os fundamentos teóricos da gestão de marketing;
* capacitar os estudantes para a aplicação prática de ferramentas de gestão de marketing;
* estimular os estudantes para a investigação aplicada e para a resolução de problemas concretos nas organizações.
2. Organização do Curso
Acreditado pela Agência A3ES, o Mestrado em Marketing Management contempla duas componentes curriculares:
a) A componente letiva, constituída por um conjunto de unidades curriculares obrigatórias e optativas.
b) A componente não letiva destina-se à elaboração da dissertação, relatório de projeto ou relatório de estágio.
Nota: Os alunos que tenham concluído com aproveitamento na componente letiva poderão requerer um diploma de especialização em Marketing Management.
3. Plano Curricular
Este mestrado Marketing Management contempla, no seu plano curricular, um conjunto de 11 Unidades Curriculares consideradas estruturantes, a maioria das quais oferecidas ao longo do primeiro ano. O segundo ano deste ciclo de estudos é, sobretudo, dedicado à elaboração da dissertação, do relatório de estágio ou do relatório de projeto.
Ano 1
|
SEMESTRE 1
|
Planeamento e Estratégia de Marketing
|
Comportamento do Consumidor
|
Finanças para Marketing
|
Estudos de Mercado
|
Optativa 1
|
SEMESTRE 2
|
Gestão da Distribuição e Vendas
|
Gestão da Marca e da Comunicação
|
Gestão da Relação com o Consumidor
|
Simulador de Gestão de Marketing
|
Optativa 2
|
|
|
Ano 2
|
Metodologias de Investigação
|
Dissertação / Relatório de projeto / Relatório de Estágio
|
Este mestrado contempla, ainda, um conjunto de Unidades Curriculares optativas: Marketing de Experiências, Gestão Cultural e Eventos, Marketing Digital, Marketing Social para as Organizações e Marketing Turístico.
4. Calendário e Horário
O primeiro semestre do curso terá início previsto para outubro de 2020.
As sessões em sala de aula decorrem, preferencialmente, na sala EWP - Consultoria e Gestão, sita nas instalações da Faculdade de Economia, sector das pós-graduações, em regime pós-laboral, às sextas-feiras, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00, e aos sábados, das 9h30 às 11h00 e das 11h30 às 13h00. Em situações excecionais, poderá ser necessário agendar aulas às quintas-feiras, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00.
5. Funcionamento do Curso
As estratégias pedagógicas usadas neste curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a case studies, trabalhos em grupo e seminários com especialistas convidados.
A avaliação em todas as Unidades Curriculares que compõem o curso englobará, obrigatoriamente, uma prova escrita individual, podendo contemplar outras componentes, de natureza facultativa.
Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.
6. Direção de Curso
7. Corpo Docente
O Mestrado em Marketing Management conta com a colaboração de docentes com elevada qualificação nas diversas áreas disciplinares relevantes para o curso, a generalidade dos quais doutorados na área da Gestão. A maioria dos nossos docentes é membro integrado de centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom ou Excelente. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, este mestrado conta também com a colaboração de docentes da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, assim como de outras instituições de ensino superior, nomeadamente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Portalegre.
O Mestrado em Marketing Management conta com a colaboração de docentes com elevada qualificação nas diversas áreas disciplinares relevantes para o curso, a generalidade dos quais doutorados na área da Gestão. A maioria dos nossos docentes é membro integrado de centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom ou Excelente. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, este mestrado conta também com a colaboração de docentes da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, assim como de outras instituições de ensino superior, nomeadamente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Portalegre.
 |
Ana Isabel Renda, Professora Adjunta da ESGHT/UAlg, leciona desde 1992 nas áreas das ciências sociais, turismo, marketing e recursos humanos. Ex-diretora da Licenciatura em Turismo da ESGHT, é atualmente Diretora do Mestrado em Turismo. Doutorada em Turismo pela FE/UAlg, licenciada em Comunicação Social pela Universidade Técnica de Lisboa, possui pós graduação em Marketing Empresarial (ESGHT/UAlg) e em Tendencias Actuales de la Administración Empresarial (Universidade de Huelva). Como autora tem participado em seminários e publicado a nível nacional e internacional no domínio do Turismo. Como principais interesses de investigação destacam-se as temáticas relacionadas com perceções dos impactos do turismo, desenvolvimento turístico, qualidade de vida nos destinos turísticos e turismo rural. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular optativa de Marketing Turístico.
|
 |
Bernadete Sequeira, Professora Auxiliar na FEUAlg, é membro da Direção do Mestrado em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentora do grau de doutor em Sociologia (Universidade de Évora), e mestre em Organização e Sistemas de Informação (Departamento de Gestão, Universidade de Évora). É membro integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) e membro colaborador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs). É autora de diversas publicações científicas nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação incluem Sociologia das Organizações, Sociologia do Conhecimento, Gestão de conhecimento, Gestão de Recursos Humanos e Turismo. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Metodologias de Investigação.
|
 |
Cristina Viegas é Professora Auxiliar na FEUALG e membro do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE-UE). É detentora do grau de doutor em Gestão, especialização em finanças e contabilidade, e do grau de mestre em Gestão. Os seus principais interesses de investigação são na área das finanças e tem publicado alguns dos seus trabalhos em revistas nacionais e internacionais tais como o Quantitative Finance e o The Journal of Risk Finance. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Finanças para Marketing. |
 |
Dinis Caetano é professor auxiliar convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigador no domínio do empreendedorismo, com recentes trabalhos realizados para o Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É detentor do grau de doutor em Ciências Económicas e Empresariais, domínio científico de Gestão, pela UAlg, e do grau de mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo pela UAlg. Os seus principais interesses de investigação, nas áreas do empreendedorismo e inovação, surgiram no âmbito da sua experiência durante 12 anos como diretor de uma incubadora de empresas vocacionada para a criação e consolidação de empresas startups. Tem artigos publicados em revistas científicas e tem dado o seu contributo à divulgação do empreendedorismo através de artigos de opinião em jornais regionais e nacionais. É autor do livro “Empreendedorismo e Incubação de Empresas – Uma aplicação ao caso português”, publicado em 2012 pela editora Bnomics. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Finanças para Marketing.
|
 |
Dora Agapito é Professora Auxiliar da FEUALG e investigadora no Research Centre for Tourism, Sustainability and Well-being (CinTurs). É doutorada em Turismo, na vertente Gestão, mestre em Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação. Anteriormente, desempenhou funções de senior lecturer no departamento de marketing e turismo da University of Lincoln, no Reino Unido, e foi-lhe atribuida a 'fellow membership' da Higher Education Academy. Autora e revisora em diversas publicações científicas internacionais, participa regularmente em projetos de investigação/consultoria e é membro do conselho editorial do journal ‘Destination Marketing and Management’. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas seguintes áreas: experience design, marketing sensorial, comportamento do consumidor, marketing social e marketing turístico. No Mestrado em Marketing é docente na Unidade Curricular de Marketing Social para as Organizações.
|
 |
José de São José é Professor Auxiliar na FEUALG e membro do CinTurs. É detentor do grau de mestre em Ciências Sociais, especialização “Família: olhares interdisciplinares”, atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade “Sociologia Geral”, atribuído igualmente pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É subdiretor do curso de Licenciatura em Sociologia. Os seus interesses de investigação incidem sobre os cuidados sociais para as pessoas idosas, a dignidade nas fases adiantadas da vida e as políticas públicas relacionadas com o envelhecimento. Tem publicado a sua investigação em revistas científicas internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Metodologias de Investigação.
|
 |
Júlio Mendes é Professor Auxiliar na FEUAlg. Detentor do grau de doutor em Gestão, especialização em Estratégia e Comportamento Organizacional, mestre em Ciências Económicas e Empresariais. É Diretor do Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas e membro da Direção do mestrado em Marketing Management. É membro do CinTurs. Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com as temáticas da gestão da qualidade, experiência turística, gestão de eventos, marcas e satisfação dos consumidores. É autor de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente nas Unidades Curriculares de Gestão da Distribuição e Vendas e Marketing de Experiências.
|
 |
Luís Nobre Pereira é Professor Adjunto na ESGHT. Tem agregação em Gestão de Informação, na especialidade de Sondagens e Estudos de Mercado, pela Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão e mestre em Estatística e Gestão de Informação pela NOVAIMS – Universidade Nova de Lisboa. Os seus atuais interesses de investigação incluem o desenho e implementação de recolhas de dados por amostragem, os estudos de mercado e aplicação e desenvolvimento de métodos de investigação para aprofundar a compreensão do comportamento do consumidor e para melhorar a tomada de decisões de Marketing. É autor de dezenas de publicações em revistas nacionais e internacionais. Coordenou e participou e em vários projetos de investigação e de prestação de serviços, entre os quais destaca os projetos ShapeTourism e TourMedAssets. Também tem lecionado cursos de curta duração na área das Sondagens para o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, o Banco de Portugal e outros produtores de estatísticas oficiais em países estrangeiros. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Estudos de Mercado.
|
 |
Magda Wikesjö, Assistente Convidada na FEUAlg, é detentora do grau de Mestre em Marketing Management e Doutoranda em Ciências Económicas e Empresariais, Domínio Científico de Gestão, na UAlg. Desempenhou funções como Chefe de operações e direção de marketing em empresas internacionais. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente comportamento do consumidor e comunicação), do turismo (nomeadamente experiência turística, turismo cultural e eventscape) e da cultura (a cultura como pilar de desenvolvimento). No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Comportamento do Consumidor.
|
 |
Manuela Guerreiro, Professora Auxiliar na FEUALG, é diretora do mestrado em Marketing Management e Co-Coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs). É detentora do grau de doutor em Ciências Económicas e Empresariais, Domínio Científico de Gestão, pela UAlg, e mestre em Gestão e Administração do Património Cultural, pela UAlg e Université Paris VIII. Desempenhou funções como diretora de Marketing e Comunicação na Orquestra do Algarve e vereadora da Cultura, Turismo e Educação numa Câmara Municipal. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente marcas e comportamento do consumidor), do turismo (nomeadamente experiência turística, turismo cultural e eventos) e da cultura, (nomeadamente marketing Cultural e de eventos). É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente nas Unidades Curriculares de Gestão da Marca e da Comunicação e Gestão Cultural e Eventos.
|
 |
Margarida Santos é Professora Adjunta na ESGHT, diretora do Núcleo de Marketing e coeditora da Revista - Tourism & Management Studies. É detentora do grau de doutor em Turismo pela Universidade de Aveiro, mestre em Gestão e Desenvolvimento em Turismo pela Ualg. Desempenhou funções como Station Manager da Companhia de Aviação - LTU. Os seus interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente do comportamento do consumidor em turismo), do Turismo (competitividade dos destinos e inovação). É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente da Unidade Curricular de Planeamento e Estratégia de Marketing.
|
 |
Nelson de Matos é Professor Adjunto convidado na ESGHT, onde leciona várias unidades curriculares no âmbito do Marketing e Turismo. É membro da Direção do mestrado em Marketing Management e membro integrado do CinTurs – Research Center for Tourism Sustainability and well-being. Detentor do grau de doutor em Turismo pela Ualg, tem desempenhado várias funções de gestão ligadas ao marketing no ramo dos serviços em geral e hotelaria em particular. Participou enquanto formador e consultor de marketing em vários projetos empresariais nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente marketing de experiências e comportamento do consumidor), do turismo (nomeadamente marketing dos destinos e experiência turística). É autor de publicações em livros, capítulos de livros e revistas científicas nacionais e internacionais indexadas. No Mestrado em Marketing Management é docente nas Unidades Curriculares de Marketing de Experiências e de Simulador de Gestão de Marketing.
|
 |
Nicolau Miguel Almeida é doutorado em Gestão pela Universidade de Lisboa. Professor das áreas da gestão, do marketing e do turismo no Instituto Politécnico de Portalegre e Professor convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Coordenador da Licenciatura em Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre. Membro colaborador do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs) da Universidade do Algarve e membro da C3i – Coordenação Interdisciplinar para a Investigação e a Inovação do Instituto Politécnico de Portalegre. Membro do Comité Científico do Journal of Tourism & Management Studies. Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Portalegre. Desempenhou funções de vice-presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão durante mais de 14 anos. Especialista/consultor em gestão nas áreas da hotelaria e restauração, indústria de rochas ornamentais, vinho e azeite. Com interesse de investigação na gestão da experiência do cliente, no marketing experiencial, na experiência do consumidor, na experiência turística, na gestão da relação com o consumidor, no empreendedorismo e na logística. Autor de publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Gestão da Relação com o Consumidor. |
 |
Patrícia Pinto é Professora Associada com agregação, detentora do grau de doutor em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão, na especialidade de Estatística. É membro da Direção do mestrado em Marketing Management e Coordenadora do Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar (CinTurs). Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos estatísticos e modelação sobretudo das áreas do Marketing e do Turismo. É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Marketing Management é docente nas Unidades Curriculares de Metodologias de Investigação.
|
 |
Pedro Quelhas Brito é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É detentor do grau de Doutor em Consumer Psychology pela UMIST - United Kingdom e Mestre em Economics pela FEP-UP, e diretor do mestrado em Gestão Comercial. Autor do livro Como Fazer promoção de Vendas, no Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Comportamento do Consumidor. |
8. Especialistas convidados
 |
Dália Paulo, Museóloga e Gestora Cultural. É Diretora Municipal da Câmara Municipal de Loulé. Foi Comissária do Programa “365 Algarve”, Gabinete Secretário de Estado da Cultura. Foi Diretora de Departamento e Chefe de Divisão, Câmara Municipal de Loulé, (2014 a 2016). É Presidente Direção da Acesso Cultura. É Vice-Presidente da Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM. Mestre em História da Arte Portuguesa, Universidade do Algarve. Pós-graduada em Arqueologia Romana e Licenciada em História Variante de Arqueologia, Universidade de Coimbra. Foi diretora Regional de Cultura do Algarve (2009 a 2013), participou nas secções especializadas do Conselho Nacional de Cultura – do património arquitetónico e arqueológico e dos museus, da conservação e restauro e do património imaterial. Foi Diretora Museu Municipal de Faro (2002 a 2009) e Diretora Revista MUSEAL (2006 a 2009). Foi uma das ideólogas e fundadoras da Rede de Museus do Algarve (2007) e da Rede AZUL, de Teatros do Algarve (2016). É detentora do título de Especialista, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Gestão Cultural e Eventos.
|
 |
Luís Madureira é Fundador e Managing Partner da ÜBERBRANDS, ex-Líder Global da Prática de Inteligência Competitiva da Ogilvy Consulting, e possui uma vasta experiência em Consultoria – Ogilvy, ÜBERBRANDS – e no Grande Consumo - Diageo, Coca-Cola, PepsiCo, Red Bull, United Coffee, e Heineken. Desempenhou cargos de liderança em Inteligência Competitiva, Estratégia, Marketing, e Vendas, quer local, quer globalmente. Em reconhecimento pelo seu contributo no desenvolvimento do Competitive Intelligence, foi-lhe atribuído o estatuto de CI Fellow pelo Council of CI Fellows, é Chairman da SCIP Portugal, Keynote Speaker, e Professor a nível internacional. Autor do SMINT, a primeira abordagem ao CI em tempo real, e do INNOVaction, um programa de inovação integrado. Licenciado pela NOVA SBE em Economia, possui a certificação CIP-I & II pela Academy of CI e é Doutorando da NOVA IMS em Sistemas de Gestão de Informação e Decisão. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Estudos de Mercado.
|
 |
Nelson Pimenta, é pós-graduado em Gestão do Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Católica de Lisboa, estudou Engenharia Mecânica no IST - Instituto Superior Técnico até 1999, altura em que iniciou a carreira como produtor HTML, sendo responsável pelo desenvolvimento de projetos focados exclusivamente em Internet, na agência web Absolut-System. Em 2001 integrou a Ogilvy Portugal, como Senior Web Producer, especializando-se como Web Strategist, função que ocupou entre 2009 e 2012. Em 2012, assumiu a posição de Head of Social Media para todas as marcas do Grupo Ogilvy, tendo sido responsável por marcas como a Nestlé, Sacoor Brothers, LG, Audi, Volkswagen, Água de Luso, Unitel e Universal Music. Em 2015 passou a desempenhar funções de CEO da Seegno, uma empresa tecnológica que desenvolve projetos digitais para mais de 12 países espalhados pelo mundo, onde permaneceu até 2017. Atualmente, é Diretor Digital do Grupo Renascença Multimédia onde lidera o processo de Transformação Digital das Rádios – Renascença, RFM e Megahits. Mantém presença assídua nas redes sociais como @catroga. É detentor do título de Especialista pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Marketing Digital.
|
 |
Paulo de Vilhena, MBA Pela Universidade Católica Portuguesa, trabalhou 10 anos na área da Gestão de Fortunas como Private Banker. Em 2005 dedicou-se ao Business Coaching e, em 2008, foi eleito um dos futuros líderes empresariais do nosso País. Em 2009, foi finalista do prémio para a pessoa mais motivadora de Portugal na categoria de Top Management. Empresário com interesses em vários sectores de atividade publicou a sua primeira obra em abril de 2010, O Livro Secreto das Vendas – O Mapa Mental dos Super Comerciais Desvendado. É ainda autor de outras obras, podendo destacar-se as seguintes: O Livro Secreto do Crescimento de Negócios (março 2012), O Mapa da Independência Financeira (junho de 2013), A Arte da Guerra nas Vendas, em coautoria com Nuno Gomes (novembro de 2014), Tudo o que Aprendeu Sobre Vendas Está Errado… Ou Precisa de Ser Revisto (outubro de 2015). Business Coach de alguns líderes empresariais em Portugal é detentor do título de Especialista pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. No Mestrado em Marketing Management é docente na Unidade Curricular de Gestão da Distribuição e Vendas. |
9. Outros colaboradores
Profissionais com grande experiência em áreas específicas da gestão de Marketing são convidados a conduzir seminários temáticos e workshops.
Ana Raquel Sousa, ACNielsen
Diogo Rojão, Zoomarine
Filipa Filipe, Odisseias
João Durão, IBM Portugal
Miguel Honrado, Orquestra Metropolitana de Lisboa
Paulo Lopes, EWP
Rui Ribeiro, Mindshare
Pedro Gonçalves, CTT Portugal