Vagas preenchidas para o ano letivo 2020/2021
1. Apresentação
A American Accounting Association define Contabilidade como uma disciplina que identifica, quantifica e comunica informação aos seus utilizadores com o objectivo de auxiliar a tomada de decisão. O papel contemporâneo do especialista em Contabilidade não se esgota no registo dos movimentos contabilísticos. O especialista em Contabilidade tem como responsabilidade contribuir para a criação de valor nas organizações.
A evolução do pensamento e normativo contabilístico sugere a constante actualização de conhecimentos por parte dos profissionais da área. O Mestrado em Contabilidade foi concebido a pensar em quem desempenha / pretende desempenhar funções profissionais ou académicas, independentemente da sua experiência, em contexto nacional ou internacional. A aquisição/aprofundamento de conhecimentos na área da Contabilidade Financeira e de Gestão e áreas complementares como as Finanças, a Auditoria e a Fiscalidade revela-se fundamental para o desempenho de funções de Técnico Oficial de Contas, Revisor Oficial de Contas, docente ou investigador.
O Mestrado em Contabilidade é um programa de estudos de segundo ciclo, conferente do grau de Mestre, segundo os princípios do Processo de Bolonha.
2. Objetivos
Os objetivos do Mestrado em Contabilidade são os seguintes:
a) Consolidar o conhecimento técnico e cientifico dos actuais profissionais na área da Contabilidade e áreas complementares melhorando a sua capacidade de análise e resolução de problemas nas organizações;
b) Capacitar os recém licenciados do conhecimento técnico e científico necessário a tornarem-se especialistas em Contabilidade aumentando a sua autonomia profissional e o seu grau de empregabilidade;
c) Formar especialistas em Contabilidade capacitados a criar valor nas organizações públicas e privadas;
d) Contribuir para o desenvolvimento da investigação científica na área da Contabilidade;
3. Organização do curso
O Mestrado em Contabilidade está organizado em duas componentes curriculares:
a) Componente lectiva com duração de três quadrimestres, designada por curso de especialização em Contabilidade, desenhado em torno de nove unidades curriculares e um total de 60 ECTS. Destas, sete são obrigatórias e visam dotar o aluno de um sólido conhecimento nas áreas fundamentais do curso. As duas unidades curriculares restantes são optativas e permitem aos mestrando especializar-se em temas do seu interesse;
b) Componente não lectiva com duração de um ano para efeitos de elaboração de uma dissertação e um total de 60 ECTS.
Os alunos que tenham concluído com aproveitamento a componente lectiva poderão requerer um diploma de especialização em Contabilidade.
Mais informação em "Plano de Estudos".
4. Calendário e Horário
O período lectivo do curso tem início previsto para setembro de 2019.
As aulas do curso funcionam na sala AtivTOC - Consultoria e Gestão (empresa pareceira deste mestrado), sita nas instalações da Faculdade de Economia, sector das Pós-graduações, em regime pós-laboral às Sextas-feiras, das 18h30m às 20h00m e das 20h30m às 22h00m, e aos Sábados, das 9h30m às 11h00m e das 11h30m às 13h00m.
A Direcção do Curso organiza também alguns seminários de investigação com docentes, especialistas e investigadores convidados, os quais decorrem aos Sábados entre as 14h00m e as 15h30m. Estes seminários de investigação são facultativos e têm como objetivo aprofundar algumas questões específicas de investigação e auxiliar os alunos a identificarem temas de investigação para o 2º ano do curso.
5. Corpo Docente
A Faculdade de Economia da Universidade do Algarve dispõe de um corpo docente próprio, com elevada qualificação em diversas áreas disciplinares relevantes para o Mestrado em Contabilidade. Muitos dos nossos docentes são membros integrados do Center for Advanced Studies in Management and Economics (CEFAGE), centro de investigação classificado com excelente pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Colaboram também no Mestrado em Contabilidade um conjunto de Professores oriundos da Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve e ainda de outras instituições nacionais de reconhecido prestígio.
Corpo Docente:
Prof. Doutora Ana Rita Faria (Universidade do Algarve - ESGHT)
Prof. Doutora Carla Amado (Universidade do Algarve - FE)
Prof. Dra. Cristina Gonçalves (Universidade do Algarve - ESGHT)
Prof. Doutora Cristina Viegas (Universidade do Algarve - FE)
Prof. Dr. Fernando Cardoso (Universidade do Algarve -FE)
Prof. Doutor José Bilau (Instituto Politécnico de Beja - ESTG)
Prof. Doutora Leonor Ferreira (Universidade Nova de Lisboa - FE)
Prof. Doutor Luís Coelho (Universidade do Algarve - FE)
Prof. Dr. Marco Freire (WhiteStar - Asset Solutions)
Prof. Dr. Pedro Silva (DFK & Associados)
Prof. Doutor Rúben Peixinho (Universidade do Algarve - FE)
Prof. Doutor Santana Fernandes (Universidade do Algarve - ESGHT)
Prof. Doutor Sérgio Santos (Universidade do Algarve - FE)
6. Conteúdos Programáticos
OBRIGATÓRIAS
- Auditoria e Revisão 1. Introdução; 2. Normas de Auditoria (Normas Nacionais e Normas Internacionais); 3. O Planeamento e Execução da Auditoria (Objetivos e Princípios Gerais da Auditoria, Processo e Sequência Global de Auditoria, Documentação e Evidência de Auditoria, Segurança, Materialidade e Riscos, Análise e Conhecimento da Entidade, Controlo Interno); 4. Investigação em Auditoria.
- Contabilidade Financeira e Fiscalidade 1. Considerações Gerais; 2. A Normalização Contabilística (Evolução do Normativo Contabilístico Nacional e Internacional); 3. Estudo da Estrutura Conceptual do SNC; 4. Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (Incidências, Isenções, Matéria Coletável, Taxas, Obrigações Acessórias, Benefícios Fiscais, A Declaração Anual).
- História e Teoria da Contabilidade 1. Regulamentação Contabilística; 2. Fundamentos da Teoria da Contabilidade (Paradigmas Contabilísticos, Estruturas Conceptuais); 3. Políticas Contabilísticas (Reconhecimento de Ativos e Definição de Medidas do Resultado); 4. História da Contabilidade (Descrição e Investigação em Portugal); 5. Teorias e Doutrinas Contabilísticas (Estudos Normativos de Contabilidade, Positive Accounting Theory).
- Contabilidade de Gestão 1. Introdução à Contabilidade de Gestão; 2. Informação para a Tomada de Decisão (Diferentes Classificações de Custos, Gestão de Custos para a Tomada de Decisão, Tomada de Decisões de Investimento); 3. Valorização de Inventários e Apuramento de Resultados (Abordagem Tradicional e o Custeio Baseado nas Atividades; 4. O Processo Orçamental; 5 Desenvolvimentos Recentes na Contabilidade de Gestão.
- Finanças Empresariais 1. Análise Financeira (Rendibilidade, Alavancagem e EVA); 2. Análise do Valor (Investimentos, Financiamento e Planeamento de Negócios, Avaliação de Empresas e Negócios).
- Reporte e Relato Financeiro 1. Demonstrações Financeiras (Estrutura e Conteúdo das Demonstrações Financeiras, Demonstração dos Fluxos de Caixa; Políticas Contabilísticas, Estimativas e Erros, Acontecimentos após a data do Balanço, A NCRF para pequenas Entidades); 2. Inventários; 3. Ativos Fixos Tangíveis; 4. Ativos Intangíveis; 5. Imparidades.
- Controlo e Gestão do Desempenho 1. Introdução; 2. Sistemas Integrados de Avaliação e Gestão do Desempenho: Conceção e Implementação (Balanced Scorecard e SIADAP); 3. O Benchmarking como Instrumento de Melhoria do Desempenho.
OPCIONAIS
- Contabilidade Financeira Avançada 1. Introdução; 2. Critérios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação (Imposto sobre Rendimento, Ativos não Correntes detidos para Venda e Unidades Operacionais Descontinuadas, Propriedades de Investimento, Subsídios do Governo e Divulgação de Apoios do Governo, Matérias Ambientais, Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes); 3. Normas Setoriais (Atividade Agrícola, Contratos de Construção, Exploração e Avaliação dos Recursos Minerais).
- Contabilidade de Grupos Empresariais 1. Tipos e Conceitos de Concentrações Empresariais: Fusões e Aquisições; 2. Métodos Contabilísticos Aplicáveis às Concentrações Empresariais; 3.Organização Prática da Consolidação de Contas – Etapas do Processo; 4. Perímetro de Consolidação: Variações de Percentagem de Interesse. Entradas e Saídas do Perímetro de Consolidação; 5. As Demonstrações Financeiras.
- Contabilidade Pública e Autárquica 1. A Reforma da Contabilidade Pública em Portugal; 2. Características do Plano Oficial de Contabilidade Pública; 3. Algumas Operações Específicas do POCP; 4. Aspetos da Contabilidade Analítica nas Organizações não Lucrativas; 5. Os Planos de Contas Setoriais – POCAL; 6. As Normas Internacionais do Setor Público.
- Contabilidade Bancária e Seguradora 1. Harmonização Contabilística na EU; 2. Impacto das IAS na Normalização Contabilística do Setor Bancário Português; 3. A Contabilização de Operações Bancárias; 4. Considerações Gerais sobre o PCES; 5. Apresentação do Plano de Contas das Empresas Seguradoras; 6. As Garantias Financeiras.