Este curso foi descontinuado pelo que NÃO serão admitidos novos candidatos/alunos. This course has been discontinued and new applicants / students will NOT be admitted.
A Engenharia do Ambiente estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ambiental, ecológica, social
, económica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável.
O curso é um mestrado integrado, isto é, integra um 1.º e um 2.º ciclos. Os estudantes logo que concluam o 1.º ciclo, que tem a duração de 3 anos e corresponde a 180 ECTS, ficam habilitados com o grau de licenciado.
Para ficarem capacitados a exercer a profissão de engenheiro ambiental, terão que prosseguir para o 2.º ciclo que tem uma duração de 2 anos e 120 ECTS e ficarão com o grau de mestre, tal como indicações veiculadas pela Ordem dos Engenheiros sobre os requisitos mínimos para a acreditação de cursos de engenharia.
Objetivos
Fornecer formação suficiente e compatível com as atividades de planear, projetar, executar processos e implementar tecnologias que articulem as dimensões ambiental, social, económica, institucional e cultural.
Competências
O mestre em Engenharia do Ambiente será, assim, capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos à resolução de problemas ambientais, nomeadamente quanto a: i) formulação do problema; ii) identificação das causas; iii) identificação das consequências; iv) identificação dos processos (físicos, químicos, biológicos, sociológicos, económicos, entre outros) envolvidos; v) capacidade para selecionar ferramentas apropriadas para avaliação do problema; vi) capacidade para selecionar ferramentas para a sua resolução; vii) capacidade para se integrar em equipas multidisciplinares na área do ambiente e de ser capaz de compreender e comunicar informação científica; viii) capacidade de ponderação dos aspetos científicos, sociais e éticos; ix) capacidade de gestão, planeamento e projeto de engenharia.
História
Este curso resulta da junção do curso de licenciatura (Deliberação do Senado) e de mestrado (Deliberações do Senado SU-5/2006, de 16 de março e SU-16/2006, de 23 de março) em Engenharia do Ambiente, ambos criados em 2006. O mestrado integrado foi criado e já adaptado a Bolonha em 2008 (Deliberação n.º 2637/2008, publicada no DR, 2ª s, n.º 191, de 2 de outubro). Foi alterado em 2012 (Despacho n.º 8356/2012, publicado no DR, 2ª s, n.º 119 de 21 de junho) e em 2014 (Aviso n.º 3000/2014, publicado no DR, 2ª s, n.º 39, 25 de fevereiro de 2014).
Acreditação
O curso foi descontinuado em janeiro de 2019.
Registos DGES
N.º R/B Cr-244/2008
N.º R/A -Ef 2331/2011/AL01, 5 de fevereiro de 2014