MESTRADO ERASMUS MUNDUS
O mestrado em Qualidade em Análises foi criado com o objetivo de responder às necessidades de formação dos laboratórios de análise a nível Europeu e Mundial.
O curso é extremamente flexível e fornece uma formação sólida nas três áreas essenciais para a boa gestão de um laboratório: Gestão da Qualidade, Métodos de Análise e Análise de Dados, permitindo simultaneamente a cada estudante construir um plano de estudos personalizado de acordo com o seu perfil e interesses pessoais. As aulas são em inglês.
O curso é lecionado num ambiente internacional que facilita a aprendizagem de línguas estrangeiras e a troca de experiências entre estudantes e professores de países de todo o mundo, o que constitui uma mais-valia valiosa para o mercado de trabalho global.
O curso tem uma duração máxima de 2 anos, compreendendo um curso de especialização correspondente a 2 semestres curriculares e a um total de 60 ECTS e a elaboração de um projeto que corresponde a um total de 60 ECTS.
Objetivos
Preparar profissionais para implementar e gerir sistemas de qualidade em laboratórios de análise, com enfoque em laboratórios de análises de águas, de alimentos e de análises clínicas.
Competências
Capacidade para implementar e gerir sistemas de qualidade em laboratórios de análises de águas, de alimentos e análises clínicas.
História
O curso foi originalmente criado pela Universidade do Algarve em 2002. Foi adequado a Bolonha em 2006 (Deliberação n.º 1983-N/2007, publicada no DR, 2ª s, n.º 191 de 3 de outubro de 2007). Em 2017 foi alterado (Aviso n.º 4279/2017, publicado no DR, 2ª s, n.º 79, em 21 de abril). Em 2007 foi selecionado como mestrado Erasmus Mundus, símbolo de excelência no ensino superior europeu, passando a ser gerido pelo consórcio da Universidade do Algarve (Portugal) Universidade de Barcelona (Espanha), Universidade de Cádis (Espanha), Universidade de Bergen (Noruega) e Universidade Técnica de Gdansk (Polónia). O projeto foi coordenado pela Universidade do Algarve entre 2008 e 2013 e entre 2013 e 2018 é coordenado pela Universidade de Barcelona.
Em 2012 foi novamente selecionado pelo programa Erasmus Mundus.
Apresentação curso (30.05.2013)