A Arqueologia é uma ciência social que nasce em inícios do século XIX e cujo desenvolvimento tem tido reflexos à escala mundial a nível científico, social, económico ou mesmo ideológico. Atualmente, os estudos arqueológicos - quer no âmbito português, quer no da União Europeia - têm um espaço próprio enquadrado no contexto legal da defesa, proteção e reabilitação do Património Cultural em geral, e do Património Arqueológico em particular. Estas valências têm lugar a par da chamada “investigação científica pura”.
No âmbito das referidas atribuições legais de proteção e minimização de impactes sobre o Património Cultural (como, por exemplo, os resultantes da construção de infraestruturas de diversos tipos), a Arqueologia recupera, interpreta e valoriza aquilo que nos foi legado pelo Passado da Humanidade.
Neste contexto geral, a Universidade do Algarve tem apostado, desde a sua formação, na área científica da Arqueologia. O desenvolvimento desta área científica tem ocorrido a vários níveis, entre os quais se conta a criação de diversos cursos de 1º Ciclo (licenciaturas) e de 3º Ciclo (doutoramentos), bem como de 2º Ciclo: o Mestrado em Arqueologia.
O presente curso de Mestrado em Arqueologia tem como objetivo primeiro desenvolver um conjunto de conhecimentos, competências e práticas técnico-científicas no âmbito da investigação e da intervenção em Património Arqueológico. Por força da ação da Tutela, a Direção-Geral do Património Cultural, pertencente ao Ministério da Cultura, a exigência mínima atualmente consagrada para o exercício da profissão de arqueólogo/a é a obtenção do título de Mestre em Arqueologia.
Este facto decorre das normas do Processo de Bolonha, em que os cursos de 1º Ciclo se viram reduzidos a três anos. A formação em Arqueologia ao nível do 2º Ciclo, com dois anos de duração, torna-se assim fundamental na obtenção de profissionais e investigadores competentes. Neste sentido, o curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Algarve, pela forte componente teórico-metodológica e pela vincada interdisciplinaridade em que está estruturado, oferece uma formação concreta que habilita o futuro Mestre no exercício da prática arqueológica nas suas diversas vertentes, desde a empresarial à investigação pura, desde a Pré-História à Arqueologia dos períodos históricos.
Plano de Estudos para 2020/2021
Legislação aplicável
Criação do Curso
Alterações subsequentes
BOLSAS DE MÉRITO
Nota: A UAlg concede bolsas de mérito para os licenciados pela UAlg com nota final de curso igual ou superior a 16 valores.