Vagas preenchidas para o ano letivo 2020/2021
1. Objetivos do Curso
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde pretende proporcionar uma visão aprofundada da Gestão a profissionais de instituições de saúde, ou potenciais intervenientes na gestão de unidades de saúde, mediante a oferta de uma formação avançada e interativa que seja atual e que esteja em conformidade com as exigências do mercado de trabalho. Em particular, pretende-se que o Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde desenvolva nos mestrandos a capacidade de analisar situações e encontrar soluções integradas para os problemas de gestão das unidades de saúde. Simultaneamente, espera-se que o mestrado promova a criação e divulgação de investigação científica com projeção nacional e internacional nesta importante área do conhecimento.
2. Condições de Acesso
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde é particularmente relevante e dirigido a quem exerce funções, ou pretende desenvolver a sua atividade profissional na área da saúde. Como tal, é particularmente dirigido a profissionais titulares do grau de licenciado (ou equivalente legal) em: Medicina, Farmácia, Enfermagem, Radiologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Administração Hospitalar, Economia, Gestão, Engenharia, entre outros.
Podem candidatar-se ao Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde: a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal; b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo; c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia; d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia.
3. Organização do Curso
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde está organizado em duas componentes curriculares: a) Uma componente letiva, constituída por 12 unidades curriculares, que se designa por curso de especialização, com a creditação de 60 ECTS, a qual tem uma duração de quatro trimestres; b) Uma componente, não letiva, para efeitos de elaboração de uma dissertação, projeto ou relatório de estágio – com a duração de quatro trimestres e uma creditação de 60 ECTS.
A carga letiva de cada unidade curricular é de 18 horas e corresponde apenas a parte do tempo que se espera que os mestrandos dediquem a cada unidade curricular, sendo a maioria do trabalho realizado fora do período de aulas. Os alunos que concluam com aproveitamento a componente letiva poderão requerer um diploma de especialização em Gestão de Unidades de Saúde.
Apresenta-se, seguidamente, uma síntese de alguns dos conteúdos programáticos discutidos no âmbito de cada uma das unidades curriculares do mestrado:
Economia e Política da Saúde. 1. Conceitos básicos de economia e de política da saúde; 2. Evolução do setor da saúde em Portugal; 3. Avaliação económica de programas de saúde: Análise de custo efetividade, custo-utilidade e custo-benefício.
Organização e Gestão de Sistemas de Saúde. 1. Sistemas de saúde: Conceitos básicos e importância do pensamento sistémico na organização e gestão de sistemas de saúde; 2. Organização e gestão do sistema de saúde em Portugal; 3. Avaliação e melhoria de desempenho em sistemas de saúde.
Gestão e Estratégia de Unidades de Saúde. 1. Introdução: conceitos gerais de gestão e estratégia; 2. A análise interna e o meio envolvente; 3. Discussão do caso Lamprey Health Care; 4. Tipos de estratégias: intra-industria, inter-indústria, inter-empresas; 5. Implementação da estratégia.
Liderança e Comportamento Organizacional. 1. Introdução ao comportamento organizacional nas organizações prestadoras de serviços de saúde; 2. A gestão das pessoas nas unidades de saúde; 3. Liderança e motivação de equipas na organização; 4. Gestão de conflitos e negociação.
Gestão de Recursos Humanos. 1. Natureza e atividades de gestão de recursos humanos aplicadas à gestão de unidades de saúde; 2. Planeamento de recursos humanos a curto e médio prazo, e estratégias de empregabilidade; 3. Técnicas de atração de talentos; 4. Desenho e montagem de um Assessment Centre; 5. Gestão de competências e do desempenho; 6. Criatividade e inovação.
Direito em Saúde. 1. Introdução ao direito: A regra jurídica, as fontes do direito, a interpretação jurídica e a personalidade jurídica; 2. A responsabilidade penal, civil e disciplinar dos profissionais de saúde; 3. Legislação específica no sector da saúde: Lei de bases da saúde; Estatuto do serviço nacional de saúde; Desenvolvimentos legais e regulamentares desta legislação; Lógica da evolução verificada.
Métodos Estatísticos Aplicados à Saúde. 1. Introdução à bioestatística; 2. Síntese da informação amostral; 3. Cálculo de probabilidades; 4. Distribuições de probabilidade; 5. Estimação por intervalos; 6. Testes de hipóteses.
Sistemas de Informação e Logística de Unidades de Saúde. 1. Conceitos básicos de sistemas de informação; 2. Análise e desenvolvimento de sistemas: Diagrama entidade associação e modelo relacional; 3. Estudo de caso: Apresentação e resolução de modelos de desenvolvimento de sistemas de informação; 4. MS-ACCESS; 5. Logística em unidades de saúde: A cadeia logística nos sistemas de saúde; Aprovisionamento e gestão de inventários nos sistemas de saúde; Logística e sistemas de informação.
Contabilidade e Controlo de Gestão de Unidades de Saúde. 1. Introdução; 2. Conceitos fundamentais; 3. A normalização contabilística e o POCMS; 4. A contabilidade analítica e a tomada de decisão: O Plano de Contabilidade Analítica dos Hospitais; As diferentes classificações de custos; Análise Custos/Volume/Resultados; 5. O apuramento de custos através de centros de Custos; 6. Avaliação do desempenho organizacional: o Balanced Scorecard e as aplicações de Business Intelligence e Business Analytics.
Análise e Gestão Financeira de Unidades de Saúde. 1. Contratualização de cuidados de saúde: Enquadramento conceptual; A contratualização na saúde em Portugal – evolução e tendências; Os processos de contratualização no SNS; 2. Fontes de informação para análise financeira: Documentos contabilísticos para unidades de saúde; Outras fontes de informação para análise financeira; 3. Métodos e técnicas de análise financeira para unidades de saúde; 4. Gestão financeira de curto-prazo para unidades de saúde.
Marketing dos Serviços de Saúde. 1. O papel do Marketing nas organizações de saúde; 2. O sistema de cuidados de saúde; 3. O ambiente de marketing; 4. Determinantes da utilização de serviços de saúde; 5. Estratégia e planeamento de mercado; 6. Comportamento dos consumidores; 7. Sistemas de informação e pesquisa em marketing; 8. Segmentação de mercado, targeting e posicionamento; 9. Conceção e gestão da oferta de produtos e serviços; 10. Gestão das marcas; 11. Estratégias de preços nos serviços de saúde; 12. Gestão de canais de distribuição de serviços de saúde; 13. Comunicação integrada de marketing; 14. Organização, implementação e controlo de marketing.
Metodologias de Investigação. 1. Orientações epistemológicas e ontológicas da investigação em ciências sociais; 2. O problema de investigação; 3. Revisão bibliográfica; 4. Modelo de análise; 5. Amostragem; 6. Recolha de dados; 7. Análise e interpretação dos dados; 8. Avaliação da qualidade da investigação em ciências sociais; 9. Redação de trabalhos de investigação.
4. Calendário e Horário
O primeiro trimestre do curso tem início em setembro e as aulas funcionam na sala Hospital São Gonçalo (empresa parceira deste mestrado), sita nas instalações da Faculdade de Economia, sector das pós-graduações, em regime pós-laboral às sextas-feiras, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00, e aos sábados, das 9h30 às 11h00 e das 11h30 às 13h00. Em situações excecionais poderá ser necessário agendar aulas às quinta-feiras, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00.
5. Funcionamento do Curso
As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a estudos de caso, os trabalhos em grupo e os seminários de especialistas convidados.
A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes de avaliação.
Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.
6. Corpo Docente
O Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde conta com a colaboração de cerca de 20 docentes, a maioria dos quais doutorados na área da Gestão e pertencentes a centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom. Para além dos docentes da Faculdade de Economia, o mestrado conta também com a colaboração de docentes de outras instituições de ensino superior e de profissionais com grande experiência na gestão de instituições de saúde.
Apresenta-se, seguidamente, uma breve biografia dos docentes que colaboram no Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde:
Alejandro Orgambídez-Ramos é professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO). O professor Alejandro é detentor do grau de mestre em Psicossociologia e Ergonomia no Trabalho, e do grau de Doutor em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Huelva (Espanha). Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com o bem-estar, o burnout e o engagement no trabalho, e as estratégias de empowerment nas organizações, e tem publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais tais como Journal of Work and Organizational Psychology, Stress and Anxiety, Journal of Industrial Engineering and Management.
Carla Amado é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia da Universidade de Évora (CEFAGE), centro classificado com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A professora Carla Amado é detentora do grau de mestre em Economia e Econometria pela Universidade de Manchester, e do grau de doutor em Estudos Industriais e de Gestão pela Universidade de Warwick. Os seus principais interesses de investigação são na área da avaliação e gestão do desempenho no setor público, e tem publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais de prestígio tais como o Omega, European Journal of Operational Research, Journal of the Operational Research Society, Health Care Management Science e Health Policy.
Carlos Cândido é professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do centro de investigação CEFAGE. É também diretor do curso de Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo. O professor Carlos Cândido é detentor do grau de mestre em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e do grau de doutor em Gestão Estratégica pela Sheffield Hallam University. Os seus principais interesses de investigação são na área da gestão estratégica e gestão da qualidade, e os seus trabalhos têm sido publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, incluindo a International Journal of Operations & Production Management, a Total Quality Management & Business Excellence e o Journal of Management & Organization. É também autor do livro “Estratégia Empresarial – Conceitos, Processos e Instrumentos”, da editora Sílabas & Desafios.
Dora Agapito é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro da direção do Mestrado em Gestão de Organizações Turísticas e do Mestrado em Design de Comunicação para o Turismo e Cultura na UAlg. É doutorada um Turismo, na vertente Gestão, mestre em Marketing e licenciada em Ciências da Comunicação. É investigadora no Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), autora e revisora em diversas publicações científicas internacionais, participando em vários projetos de investigação/consultoria. Formadora desde 2008, desempenhou funções de jornalista durante cerca de três anos. Os seus atuais interesses de investigação situam-se nas seguintes áreas: comportamento do consumidor, marketing sensorial, marketing social e marketing turístico.
Guilherme Castela é diretor do curso de Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde, professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO), centro classificado com Muito Bom pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O professor Guilherme Castela é detentor do grau de doutor em Estatística pela Universidade de Salamanca e especialista em análise multivariada de dados. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos quantitativos e qualitativos nas áreas da gestão da saúde, estratégia, marketing, turismo e sociologia.
Helena Almeida é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do CIEO. É detentora do grau de doutor em Psicologia Organizacional e é especialista nas áreas da gestão estratégica de recursos humanos e comportamento organizacional. Os seus principais interesses de investigação relacionam-se com a transferência do conhecimento, ecossistemas empreendedores, empowerment e inovação. É autora de inúmeros artigos publicados em revistas internacionais com processo de revisão e de capítulos de livros internacionais. É ainda autora de livros científicos nacionais como “Gestão dos Recursos Humanos – Da Estratégia à Prática“, “Comportamento Organizacional”, “O Potencial Motivador do Trabalhador” e “Design em Portugal”.
Ileana Monteiro é professora adjunta da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. É detentora do grau de mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada, e do grau de doutor em Psicologia das Organizações pela Universidade do Algarve. É membro do CIEO e os seus interesses de investigação prendem-se com a área da psicologia das organizações, criatividade e inovação organizacional. É autora de várias publicações científicas em revistas nacionais e internacionais.
João Vidal é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Gestão Empresarial pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, doutorando em Turismo pela mesma Faculdade e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO). É advogado desde 1994 e docente da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve desde 1999. É ainda coautor do livro intitulado “Paquetes dinâmicos: problemas y soluciones jurídicas desde una perspectiva internacional”, editado pela Dykinson em 2014.
Joel Guerreiro é licenciado em Informática e mestre em Gestão Empresarial. Foi coordenador do Serviço de Informática do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e parte integrante da equipa de Tecnologias e Sistemas de Informação deste centro hospitalar. É atualmente Diretor dos Serviços de Informática da Universidade do Algarve. É também docente responsável por várias unidades curriculares na área das tecnologias e sistemas de informação no ISMAT e Instituto Piaget em Silves.
Jorge Andraz é professor auxiliar com agregação na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do CEFAGE. É também diretor do curso de Mestrado em Economia. É autor de vários livros relacionados com a temática dos efeitos macroeconómicos dos investimentos públicos, e de vários artigos científicos publicados em jornais internacionais nas áreas da econometria aplicada, focados essencialmente nas questões do crescimento económico, impactos das políticas públicas e turismo.
José de São José é professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre o Espaço e Organizações (CIEO). É também Diretor do curso de Licenciatura em Sociologia. É detentor do grau de mestre em Ciências Sociais, especialização “Família: olhares interdisciplinares”, atribuído pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e do grau de Doutor em Ciências Sociais, especialidade “Sociologia Geral”, atribuído igualmente pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de investigação incidem sobre os cuidados sociais e de saúde para as pessoas idosas, a dignidade nas fases adiantadas da vida, envelhecimento ativo, e políticas públicas relacionadas com o envelhecimento. Tem publicado a sua investigação em revistas científicas internacionais, tais como Social Policy & Administration, Sociological Research Online, Health & Social Care in the Community, Análise Social e Sociologia-Problemas e Práticas.
José Queimado é licenciado em Economia e Administrador do Centro de Medicina Física e de Reabilitação do Sul/Centro Hospitalar e Universitário do Algarve, EPE. Foi diretor geral do HSG Lagos, S.A. e diretor executivo do ACES Algarve I – Central, membro do grupo nacional para a contratualização, diretor do departamento de contratualização da ARS Algarve, coordenador de gestão do Centro de Saúde de Faro e responsável pela agência de contratualização dos serviços de saúde do Algarve.
Luis Coelho é professor auxiliar e diretor do Mestrado em Finanças Empresariais na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, e membro integrado do CEFAGE, sendo atualmente o diretor do Setor de Pós-Graduações e o diretor do Mestrado em Finanças Empresariais da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentor do grau de mestre em Investigação em Gestão pela Universidade de Cranfield, e do grau de doutor em Gestão, especialização em Finanças e Contabilidade, pela Universidade de Edimburgo. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas das finanças empresariais, mercados de capitais e contabilidade, onde tem publicado vários artigos científicos. É também autor do livro "The Aftermath of Chapter 11 Bankruptcy: a Comprehensive Analysis" , pulicado pela editora Lambert Academic Publishing.
Manuel Carmo Gomes é mestre em Probabilidades e Estatística e doutorado em Biologia pela Memorial University of Newfoundland, Canadá. É professor associado com agregação da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, onde rege unidades curriculares de Epidemiologia e coordena o Mestrado em Biologia Molecular. Desde 1998 é membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção Geral da Saúde, tendo participado nas revisões do Programa Nacional de Vacinação e integrado grupos de trabalho sobre sarampo, papiloma vírus, meningococo, pneumococo, e tosse convulsa. Os seus interesses de investigação são no domínio da epidemiologia de doenças transmissíveis, sendo autor de cerca de 40 publicações internacionais.
Manuela Guerreiro, Professora Auxiliar na FEUALG, é diretora do mestrado em Marketing Management. É detentora do grau de doutor em Ciências Económicas e Empresariais, Domínio Científico de Gestão, pela UAlg, e mestre em Gestão e Administração do Património Cultural, pela Ualg e Université Paris VIII. É membro do CIEO. Desempenhou funções como diretora de Marketing e Comunicação na Orquestra do Algarve e vereadora da Cultura, Turismo e Educação numa Câmara Municipal. Os seus principais interesses de investigação situam-se nas áreas do Marketing (nomeadamente marcas e comportamento do consumidor), do turismo (nomeadamente experiência turística, turismo cultural e eventos) e da cultura, (nomeadamente marketing Cultural e de eventos). É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais. No Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde é docente na unidade curricular de Marketing de Serviços de Saúde.
Patrícia Pinto é professora associada com agregação e membro da direção do curso de Mestrado em Gestão de Marketing e do Programa de Doutoramento em Turismo na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentora do grau de doutor em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão pela Universidade do Algarve e vice presidente do CIEO. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a aplicação de métodos estatísticos e modelação a várias áreas do conhecimento. É autora de várias publicações em revistas científicas nacionais e internacionais de renome incluíndo no Tourism Management, Journal of Business Research e Communications in Statistics-Theory and Methods.
Rúben Peixinho é professor auxiliar e diretor do curso de Mestrado em Contabilidade na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentor do grau de mestre em Investigação em Gestão pela Universidade de Cranfield, e do grau de doutor em Gestão, com especialização na área de Contabilidade e Finanças, pela Universidade de Edimburgo. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas da contabilidade e finanças, onde é autor de vários artigos científicos.
Rui Nunes é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. É detentor do grau de doutor e mestre em Economia, especialização em Econometria, pela Universidade de Manchester. É diretor da Faculdade de Economia e diretor do programa de doutoramento em Métodos Quantitativos Aplicados à Economia e à Gestão e membro do CIEO. Os seus interesses de investigação prendem-se fundamentalmente com a aplicação de métodos quantitativos às áreas de economia e gestão, tendo várias publicações nacionais e internacionais, incluindo publicações no Journal of Maternal-Fetal & Neonatal Medicine e Communications in Statistics-Theory and Methods.
Sérgio Santos é professor associado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, membro integrado do CEFAGE e colabora com o ISCTE Business School ao nível do programa de doutoramento em Business Administration. O professor Sérgio Santos é detentor do grau de mestre em Economia e Econometria pela Universidade de Manchester, e do grau de doutor em Gestão pela Universidade de Strathclyde. Os seus principais interesses de investigação são na área de avaliação e gestão do desempenho organizacional, tendo publicado alguns dos seus trabalhos em jornais internacionais de renome tais como o European Journal of Operational Research, Omega, Health Care Management Science, Health Policy, Journal of the Operational Research Society, e International Journal of Operations and Production Management.