Não abre vagas no ano letivo 2020/2021
1. Objetivos do curso
O presente mestrado pretende proporcionar uma visão aprofundada da Economia da Inovação e do Empreendedorismo a recém-licenciados e a profissionais com experiência, mediante a oferta de uma formação avançada e interativa atual e em conformidade com as exigências do mercado de trabalho. Concretamente, o Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo tem como objetivos:
a) Assegurar uma sólida formação de base com particular exigência nas áreas da economia industrial e da inovação;
b) Aprofundar conhecimentos através de aplicações empíricas, de seminários transversais, de visitas a entidades públicas e privadas e da aplicação dos instrumentos técnico-científicos apreendidos à realidade;
c) Aprofundar competências em matérias de trabalho em grupo, de escrita e de comunicação;
d) Colocar o acento sobre a criatividade em vez da acumulação passiva de soluções;
e) Desenvolver a capacidade de analisar situações e de encontrar soluções integradas para os problemas relacionados com a inovação e o empreendedorismo nas sociedades modernas.
Em paralelo, espera-se que o mestrado promova a criação e a divulgação de investigação científica com projeção nacional e internacional nesta importante área do conhecimento ou que promova a criação da sua própria empresa em área de atividade inovadora e com capacidade de exportação.
2. Condições de Acesso
O Curso de Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo é particularmente relevante e dirigido a quem exerce funções, ou pretende desenvolver a sua atividade profissional, em agências de desenvolvimento, associações empresariais, municípios, gabinetes de consultadoria, áreas metropolitanas, comissões de coordenação para o desenvolvimento, entidades viradas para a promoção do desenvolvimento empresarial, assim como outras instituições públicas ou privadas que tenham ou promovam o Empreendedorismo e a Inovação como objetivos estratégicos de desenvolvimento.
Poderão candidatar-se ao curso:
a) Titulares de uma licenciatura, cujo curriculum revele uma adequada preparação científica de base;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia.
3. Organização do Curso
O mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo está organizado em duas componentes curriculares:
a) uma componente letiva, que se designa por curso de especialização, com a creditação de 60 ECTS, a qual tem uma duração de dois semestres;
b) uma componente, não letiva, para efeitos de elaboração de uma Dissertação ou de um Relatório de Estágio ou de um Projeto Aplicado, com a duração de um semestre e uma creditação de 33 ECTS.
A carga letiva de cada unidade curricular é de 18 ou 24 horas e corresponde apenas a parte do tempo que se espera que os mestrandos dediquem a cada unidade curricular, sendo a maioria do trabalho realizado fora do período de aulas. Os alunos que tenham concluído com aproveitamento a componente letiva poderão requerer um diploma de especialização em Economia de Inovação e Empreendedorismo.
Apresenta-se, seguidamente, uma síntese de alguns dos conteúdos programáticos discutidos no âmbito de cada uma das unidades curriculares do mestrado:
- Desenvolvimento Industrial: 1. Mudança tecnológica e competências profissionais; 2. Desigualdade e crescimento económico; 3. Economias de aglomeração e desenvolvimento regional; 4. Inovação, competição e produtividade; 5. Capital humano e carreiras no empreendedorismo; 6. O empreendedor enquanto generalista vs. especialista; 7. Do fordismo aos modelos de especialização flexível; 8. Distritos industriais, meios inovadores e sistemas territoriais de produção; 9. Dinâmicas territoriais de aprendizagem: a abordagem da escola californiana; 10. Globalização e a distribuição espacial das atividades económicas.
- Economia da Inovação: 1. Introdução: a inovação nas sociedades modernas; 2. Inovação e a mudança tecnológica; 3. Inovação na Teoria Económica; 4. Produção dos conhecimentos científicos e tecnológicos utilizados para a inovação; 5. Medição da inovação e fontes da inovação; 6. Processo de aprendizagem tecnológica; 7. Estratégias tecnológicas das empresas; 8. Política industrial e tecnológica; 9. Inovação e crescimento económico.
- Empreendedorismo e Criação de Empresas: 1. Introdução ao empreendedorismo; 2. O ciclo do empreendedorismo; 3. Das ideias à realidade: criatividade, inovação e empreendedorismo; 4. O plano de negocio; 5. A viabilidade das ideais de negócio – modelo das sete dimensões; 6. Compreender a estratégia nos pequenos negócios; 7. O estudo de mercado e o Marketing de guerrilha; 8. A viabilidade financeira e a dimensão financeira do plano de negócio.
- Marketing e Estratégia Empresarial: 1. Evolução da Gestão; 2. Gestão por processos; 3. Da economia moderna à economia pós-moderna; 4. O conceito da estratégia e a sua evolução; 5. A competitividade no século XXI; 6. Marketing como conceito; 7. Evolução do marketing face a inovação contínua; 8. O ciclo de vida dos produtos e a experiência; 9. Das 5 Ps às Vs: Valor do cliente, valor da proposta, valor da empresa; 10. Do focar no produto ao focar no cliente; 11. Das preferências do mercado às tendências do mercado; 12. Esquema do marketing interativo e o princípio O.C.A.R.A.
- Gestão da Informação e do Conhecimento: 1. Conceitos e abordagens à Gestão do Conhecimento; 2. Gestão da informação e do conhecimento em tempo real; 3. Processo de gestão do conhecimento; 4. Modelação empresarial e arquitectura da informação; 5. Tecnologias de gestão da informação e do conhecimento.
- Políticas da Inovação e do Desenvolvimento Empresarial: 1. Processos de inovação em contexto político; 2. Política regional de inovação versus política nacional da inovação; 3. Avaliação dos instrumentos de política de inovação; 4. Inovação, desenvolvimento empresarial e sustentabilidade; 5. Restrições e limites à política da inovação.
(*) Poderá sofrer algumas alterações e atualizações.
4. Calendário e Horário
O primeiro trimestre do curso tem início em setembro e as aulas funcionam na sala Becorporate - Consultoria e Projetos de Investimento, sita nas instalações da Faculdade de Economia, sector das pós-graduações, em regime pós-laboral às sextas-feiras, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00, e aos sábados, das 9h30 às 11h00 e das 11h30 às 13h00. Em situações excecionais poderá ser necessário agendar aulas (ou seminários para os quais os alunos serão convidados) às quinta-feiras, das 18h30 às 20h00 e das 20h30 às 22h00.
5. Funcionamento do Curso
As estratégias pedagógicas usadas no curso de mestrado são variadas e complementares, destacando-se o recurso a aulas expositivas e participativas, a utilização de aplicações informáticas, o recurso a case studies, os trabalhos em grupo, os seminários de especialistas convidados e as visitas a empresas e outras entidades. A avaliação em todas as unidades curriculares que compõem o curso englobará obrigatoriamente uma prova escrita individual. A avaliação poderá contemplar outras componentes, de natureza facultativa, cuja nota só contará para efeitos de classificação final caso melhore o resultado da avaliação final na unidade curricular. Apesar do português ser a língua de funcionamento corrente do curso, alguma da bibliografia recomendada, bem como o material explorado nas aulas, poderá ser em língua inglesa.
6. Corpo Docente
O Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo conta com a colaboração de cerca de 12 docentes, a maioria dos quais doutorados nas áreas da Economia ou da Gestão e pertencentes a centros de investigação classificados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia com Muito Bom ou Excelente.
Para além dos docentes da Faculdade de Economia, o mestrado conta também com a colaboração de docentes de outras instituições de ensino superior e de profissionais com grande experiência. Colaboram neste mestrado, entre outros, os seguintes docentes:
Adão Flores - aflores@ualg.pt Adão tem doutoramento em Gestão mestrado em Ciecias Económicas e Empresariais. É Professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro do Centro de Investigação sobre Espaço e das Organizações (CIEO). Os seus temas de investigação principais são Gestão e Governança de Destinos Turísticos, Inovação em Turismo e Desenvolvimento de Produtos. Na universidade, coordena o Grupo de Empreendedorismo e é também membro da Direção do Doutoramento em Turismo.
António Miguel Amaral - miguel.amaral@ist.utl.pt António é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pelo IST - Universidade de Lisboa. Possui mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia, pós-graduação em Ciências da Comunicação e licenciatura em Economia. Trabalha, atualmente, como Professor Auxiliar titular no Departamento de Engenharia e Gestão do IST – Universidade de Lisboa e como Investigador Associado e Co-director do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+/IST, onde também dirige o Laboratório de Políticas Tecnológicas e de Gestão. As suas principais áreas de investigação e ensino são o Empreendedorismo, Inovação, Dinâmica Industrial e Capital Humano, sobre as quais tem publicado diversos artigos em revistas e livros científicos de circulação internacional.
Carlos Cândido - ccandido@ualg.pt Carlos é professor auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do centro de investigação CEFAGE. É também diretor do curso de Mestrado em Economia da Inovação e Empreendedorismo. O professor Carlos Cândido é detentor do grau de mestre em Gestão, Estratégia e Desenvolvimento Empresarial pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e do grau de doutor em Gestão Estratégica pela Sheffield Hallam University. Os seus principais interesses de investigação são na área da gestão estratégica e gestão da qualidade, e os seus trabalhos têm sido publicados em revistas científicas nacionais e internacionais, incluindo a International Journal of Operations & Production Management, a Total Quality Management & Business Excellence e o Journal of Management & Organization. Tem também publicado alguns livros entre os quais “Estratégia Empresarial – Conceitos, Processos e Instrumentos”, da editora Sílabas & Desafios.
Dinis Caetano - dinismccaetano@gmail.com Dinis Dinis Caetano é professor assistente convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigador especializado no domínio do empreendedorismo, com recentes trabalhos realizados para o Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É detentor do grau de mestre em Economia da Inovação e Empreendedorismo pela Universidade do Algarve e, atualmente, é doutorando de Ciências Económicas e Empresariais da mesma Universidade. Os seus principais interesses de investigação, nas áreas do empreendedorismo e incubação de empresas surgiram no âmbito da sua experiência durante 12 anos como diretor de uma incubadora de empresas vocacionada para a criação e consolidação de empresas startups, seguida de sólida formação académica. Tem artigos publicados em revistas científicas e tem dado o seu contributo à divulgação do empreendedorismo e da inovação através de artigos de opinião em jornais regionais e nacionais. É autor do livro “Empreendedorismo e Incubação de Empresas – Uma aplicação ao caso português”, publicado em 2012 pela editora Bnomics (Lisboa).
Fernando Félix Cardoso - fcardoso@ualg.pt Fernando Félix Cardoso é licenciado em Economia e em Gestão de Empresas pela ESESE / Évora e Mestre em Ciências Empresarias pelo ISCTE. Tem ainda um Mestrado Executivo em Ativos e Mercados Financeiros também concluído no ISCTE e um Programa de Direção de Empresas na AESE/IESE (U. Navarra). Foi CFO executivo de várias empresas na área imobiliária, financeira (banca de investimentos), industrial e de serviços no decurso da sua carreira profissional. Atualmente é professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, professor convidado do IDEFE (ISEG) e é Visiting Professor na NOVAFORUM (Nova School of Business and Economics). Membro do CIEO, é proprietário de uma empresa de consultadoria. As suas principais áreas de interesse são: Banking Industry, Corporate Finance, Corporate Governance e Family Firms.
Jorge Andraz é professor auxiliar com agregação na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do CEFAGE-UE. É também diretor do curso de Mestrado em Economia. É autor de vários livros relacionados com a temática dos efeitos macroeconómicos dos investimentos públicos, e de vários artigos científicos publicados em jornais internacionais nas áreas da econometria aplicada, focados essencialmente nas questões do crescimento económico, impactos das políticas públicas e turismo.
Maria José Madeira Silva - msilva@ubi.pt Maria José é doutorada em Gestão pela Universidade da Beira Interior e possui Agregação em Gestão, com a monografia intitulada “Inovação no Processo Empreendedor”. Docente na UBI, onde ensina Empreendedorismo ao nível de Licenciatura, Mestrados e Doutoramentos. Presentemente é Diretora do Curso de Mestrado em Empreendedorismo e Criação de Empresas. Coordenadora do Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, que é desenvolvido e parceria com a Universidade de Aveiro e Universidade de Coimbra. Coordenadora Científica do Projeto Internacional INESPO II (Innovation Network Spain-Portugal) Rede de Transferência de Conhecimento Universidade - Empresa. Região Centro de Portugal - Castilha y León. Coordenadora do Laboratório Empreendedor do Projeto IDEARIA – Programa Cidadania Ativa, financiado pela Calouste Gulbenkian. Investigadora como membro integrado do CIEO - Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações. Áreas de interesse: Inovação e Empreendedorismo Tecnológico.
Miguel Torres Preto - miguel.preto@dem.ist.utl.pt Miguel é doutorado em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa (2009). Os seus interesses de investigação centram-se no impacto económico do empreendedorismo, inovação e conhecimento no indivíduo, na empresa e na região. Entre outras publicações científicas, publicou vários capítulos de livros e artigos em revistas científicas internacionais, de onde se destacam, Journal of International Business Studies, Small Business Economics e European Economic Review. O trabalho desenvolvido tem sido selecionado para várias conferências científicas internacionais, designadamente, Academy of Management, Strategic Management Society e Babson Consortium on Entrepreneurship Research. Tendo, em 2013, ingressado na FEUC, exerce atividade docente desde 2010 na área da Gestão, especificamente, em unidades curriculares centradas na Estratégia e Empreendedorismo. Atualmente, é co-coordenador do Mestrado em Gestão da FEUC e participa projetos de investigação ligados a temas como o fecho de multinacionais, as universidades empreendedoras ou a inter-relação entre desigualdade e empreendedorismo.
Silvia Fernandes - sfernan@ualg.pt Sílvia é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e membro integrado do CIEO - Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. É doutorada em Economia da Informação pela mesma faculdade. Leciona unidades curriculares como Tecnologias de Informação, Sistemas de Informação, Economia da Inovação e Empreendedorismo e Inovação em licenciaturas e mestrados. Publicou vários trabalhos relacionados com tecnologias e inovação em atas de conferências e congressos e em revistas nacionais e internacionais tais como a European Planning Studies, a Technology in Society, o Journal of Technology Management & Innovation e a Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação.
Teresa de Noronha - mtvaz@ualg.pt Teresa é Professora Catedrática de Economia e Diretora do Doutoramento em Gestão da Inovação e do Território na Universidade do Algarve. Foi Presidente do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações entre 2007 e 2015. Nas últimas três décadas investigou sobre os comportamentos empresariais face à inovação e as estratégias de desenvolvimento para os territórios rurais e das pequenas e média cidades. Foi ainda professora convidada nas universidades de Paris I, Ghent University, University of Bologna e University of Toronto. Tendo coordenado vários projetos nacionais e europeus, editou uma dezena de livros internacionais e publicou cerca de duas centenas de trabalhos científicos, a maior parte dos quais em revistas de reconhecido mérito internacional e referenciadas pelo SCI. Entre as suas obras mais citadas, destaca-se a série de três livros: New European Rurality: Strategies for small firms, 2006, Traditional Food Production and Rural Sustainable Development: a European challenge, 2009 (1ª edição) e 2016 (2ª edição) e Towns in a Rural World, 2013 – publicados pela Routledge, Taylor and Francis, Londres e Nova York.
INSCRIÇÕES ONLINE:
Língua portuguesa: http://www.fe.ualg.pt/backoffice_v3_external/form_masters.php
Língua Inglesa: http://www.fe.ualg.pt/backoffice_v3_external/form_masters.php?language=1