Este curso foi descontinuado pelo que NÃO serão admitidos novos candidatos/alunos. This course has been discontinued and new applicants / students will NOT be admitted.
A Engenharia Biológica é uma área recente da Engenharia que visa a integração e interligação de sistemas biológicos e tecnológicos
A prática da Engenharia Biológica caracteriza-se pela aplicação de conhecimentos biológicos e de engenharia para desenvolver sistemas, metodologias e processos que tiram partido dos componentes biológicos (células, organismos, proteínas e outras biomoléculas) em aplicações específicas que visam responder a problemas da sociedade. O controlo da diferenciação de células estaminais, o estabelecimento de novas estruturas bioartificiais, o desenvolvimento de biochips e biossensores e a produção de proteínas recombinantes são exemplos típicos da prática de Engenharia Biológica.
O curso é um mestrado integrado, isto é, integra um 1.º e um 2.º ciclos. Os estudantes logo que concluam o 1.º ciclo, que tem a duração de 3 anos e corresponde a 180 ECTS, ficam habilitados com o grau de licenciado. Concluído o 2.º ciclo, com a duração de 2 anos (4.º e 5.º ano) e com 120 ECTS, ficaram também com um mestrado.
Objetivos
O curso alia à formação base em Matemática, Física, Química uma forte componente de ciências e tecnologias ambientais, biológicas e biomédicas, nomeadamente biologia molecular e celular, genómica, proteómica e microbiologia.
Competências
O espectro de aplicação da Engenharia Biológica é vasto, centrando-se principalmente nos sectores tecnológico, produtivo, ambiental e da saúde.
O MIEB contempla também uma forte componente nos domínios das análises química, biológica, bioquímica e microbiológica, nas áreas relacionadas com os processos e com produção, de gestão e de intervenção social.
Este curso permite ao aluno, através da diversidade de disciplinas optativas, direccionar o seu perfil de formação para áreas mais específicas, tais como Biotecnologia Ambiental, Ciências Biomédicas ou Nanobiotecnologia.
História
Este curso com mestrado integrado substitui a licenciatura em Engenharia Biotecnológica criada em 1993 (Deliberação do Senado SU-7/93, de 20 de Janeiro, e alterada pela deliberação SU-04/03, de 28 de abril) e adequado a Bolonha em 2007 (Deliberação n.º 1452-H/2007, publicada no DR, 2ªs, n.º 27 de julho de 2007). Foi alterado em 2012 (Despacho 6824/2012, publicado no DR, 2ª s, n.º 97, de 18 de maio).
Acreditação
O curso foi descontinuado em janeiro de 2019.
Registos DGES
N.º R/B-AD-786/2007