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O curso de 1.º Ciclo em Educação Social da ESEC/ Ualg. resulta da adequação ao Processo de Bolonha do plano de estudos do anterior curso de Educação e Intervenção Comunitária. Quais são as competências do Educador Social licenciado pela ESEC? Ganha capacidade técnica de trabalhar pedagogicamente com crianças, jovens, adultos e idosos de características sociológicas diversas (étnicas, culturais, habilitacionais, religiosas, etc.); Ganha ferramentas de comunicação interpessoal; Ganha capacidade para abordar criativamente temáticas variadas da sociedade globalizada: ambiente; exclusão social; saúde comunitária; comunicação intercultural, etc.; Ganha mecanismos para fomentar a participação das pessoas em projetos coletivos; Ganha capacidade de elaborar, avaliar e implementar projetos diversos nas comunidades locais: de educação permanente e de adultos; de mediação comunitária e familiar; de proteção de populações em risco; de reinserção social; etc.; Ganha conhecimentos especializados da pedagogia social e da pedagogia crítica; Ganha elementos tácitos e estratégicos para saber intervir na sociedade; Ganha consciência pessoal e capacidade para fazer opções deontológicas e éticas. Quem são os Educadores Sociais? O que fazem? “Os educadores sociais abordam a realidade social numa perspetiva humanista, o que os faz ter um ‘olhar’ completamente novo sobre as pessoas, sobre a sua cultura e contextos de vida específicos. Isto faz toda a diferença na forma como se encara o próprio conceito de trabalho social, as suas práticas e valores. Eles desenvolvem o trabalho social a partir do lado positivo das pessoas e da crença plena na educabilidade do ser humano, através de uma prática profissional baseada numa relação de proximidade, no primado das relações afetivas, numa relação de igualdade entre técnico e pessoa.” “A mais-valia/diferença destes profissionais é que são formados para lidar com as problemáticas inerentes às pessoas e populações em situações de vida complicadas e numa perspetiva não-assistencialista, orientada para a mudança e transformação positiva” Rui Amado, educador social in Azevedo & Baptista, Cadernos de Pedagogia Social, 2 (2008) pp. 45-60.
Vagas para 2020/2021: 33Provas de Ingresso Uma das seguintes provas: 04 Economia 09 Geografia 18 Português
Classificações Mínimas Nota de candidatura: 100 pontos Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de Cálculo Média do secundário: 65% Provas de ingresso: 35%
Preferência Regional Percentagem de vagas: 30% Área de influência: FaroMais informações aqui (Portal DGES)
Consultar acesso para candidatos internacionais aqui.
Trabalham como: Técnicos Superiores no sector público, privado e solidário.
Podem exercer actividade em:
-Autarquias Locais;
-Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS);
-Centros Comunitários, Lares e Centros de Dia, Organizações Não-governamentais (ONG’s);
-Associações de Desenvolvimento;
-Instituições ligadas ao Ambiente, Património, Educação e Cultura;
-Gabinetes de Apoio das Escolas;
-Empresas de Formação e de Animação; etc.
Cláudia Luísa Email: cluisa@ualg.pt Ext: 6228
Ana Paula Baião Email: abaiao@ualg.pt Ext: 6218