Provas diplomados TeSP e CET
Calendário, estrutura e referenciais das provas de ingresso específicas destinadas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET) ou de Técnico Superior Profissional (TeSP).
O calendário, a estrutura e os referenciais das provas de ingresso específicas destinadas aos detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET) ou de Técnico Superior Profissional (TeSP), para candidatura ao respetivo concurso especial de ingresso numa licenciatura do ensino politécnico da Universidade do Algarve em 2021/21, poderão ser consultados abaixo.
Observações:
- As Provas de Ingresso específicas destinam-se apenas aos:
- detentores de diploma de Especialização Tecnológica (CET);
- detentores de diploma de Técnico Superior Profissional (TeSP) não obtido na Universidade do Algarve;
- detentores de diploma de CTeSP obtido na UAlg sem unidades curriculares do domínio das disciplinas que integram a prova de ingresso específica, com o nível adequado para a progressão no ciclo de estudos de licenciatura. - Tendo obtido aprovação na prova devem candidatar-se ao respetivo concurso especial nos prazos estabelecidos no calendário de candidaturas aos concursos especiais da Universidade do Algarve.
- A prova de ingresso específica a realizar é uma das indicadas no quadro abaixo consoante a licenciatura de ingresso.
Mais Informações: Balcão de Atendimento Online
Resultados Prova de Ingresso Específica
CALENDÁRIO DAS PROVAS DE INGRESSO ESPECÍFICAS
Inscrição online na prova de ingresso (aqui) |
27 de julho a 30 de agosto |
Análise e validação da documentação entregue na inscrição |
31 de agosto a 4 de setembro |
Provas de ingresso |
11 de setembro |
Publicação (online) dos resultados |
Até 16 de setembro |
Reclamações |
16 e 17 de setembro |
Publicação (online) dos resultados das reclamações |
21 de setembro |
PROVAS DE INGRESSO ESPECÍFICAS |
||||||||
Licenciaturas |
Biologia |
Desenho |
Economia |
Física e Química |
Geografia |
Inglês |
Matemática |
Português |
Ciências da Comunicação |
x |
x |
||||||
Design da Comunicação |
x |
|||||||
Desporto |
x |
x |
x |
|||||
Educação Básica |
x |
x |
x |
|||||
Educação Social |
x |
x |
||||||
Engenharia Alimentar |
x | x | x | |||||
Engenharia Civil |
x |
x |
||||||
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
x |
x |
||||||
Engenharia Mecânica |
x |
x |
||||||
Gestão |
x |
x |
x |
|||||
Gestão Hoteleira |
x |
x |
x |
|||||
Imagem Animada |
x |
|||||||
Marketing |
x |
x |
x |
|||||
Turismo |
x |
x |
x |
Estrutura das provas:
-
As provas de ingresso/avaliação de capacidade são escritas.
-
A prova tem a duração de 90 minutos, a que acresce a tolerância de 30 minutos.
-
A prova contém instruções para o preenchimento e resolução da mesma.
-
A prova escrita inclui informação sobre as cotações das questões.
-
A classificação final da prova é apresentada na escala de 0 a 200 pontos.
-
O examinando é aprovado se obtiver uma classificação final igual ou superior a 95 pontos na prova a que se submeteu.
Referências das provas
Prova de Biologia
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Biologia do ensino secundário, a saber:
Competências
-
Conhecer conceitos e princípios básicos de Biologia.
-
Conhecer a terminologia científica própria no âmbito da Biologia.
-
Integrar conhecimentos relacionados com estruturas e processos biológicos.
-
Interpretar gráficos, tabelas e dados relacionados com o método científico e experimental.
-
Conhecer métodos científicos necessários ao tratamento de dados.
-
Aplicar os conhecimentos de Biologia à produção, processamento e conservação de alimentos.
-
Desenvolver uma atitude interventiva e crítica face às questões científicas e biológicas de impacte social ou económico.
-
Analisar o contributo da indústria na produção, processamento e conservação de alimentos.
-
Avaliar o impacte ambiental das atividades humanas, principalmente as que estão relacionadas com a produção de alimentos.
Conteúdos
- Diversidade na Biosfera
- A biosfera;
- A célula: unidade estrutural e constituintes básicos
- Obtenção de matéria
- Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos;
- Obtenção de matéria pelos seres autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese)
- Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
- Fermentação e respiração aeróbia; Trocas gasosas em seres multicelulares
- Regulação nos seres vivos
- Regulação nervosa e hormonal em animais;
- Hormonas vegetais
- Crescimento e renovação celular
- Crescimento e renovação celular;
- Crescimento e renovação de tecidos x diferenciação
- Reprodução
- Reprodução assexuada;
- Reprodução sexuada;
- Ciclos de vida
- Evolução biológica
- Unicelularidade e multicelularidade;
- Mecanismo de evolução
- Sistemática dos seres vivos:
- Sistemas de classificação
Bibliografia
- Manuais de Biologia e Geologia (componente de Biologia) do ensino secundário (10º e 11º anos).
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Desenho
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais de Desenho do ensino secundário, a saber:
Competências
-
Capacidade de desenvolvimento de modos de expressão e comunicação visuais utilizando com eficiência os diversos recursos do desenho.
-
Capacidade de domínio de conceitos estruturais da comunicação visual e da linguagem plástica.
-
Conhecimento para explorar e dominar as potencialidades do desenho no âmbito do projeto visual.
Conteúdos
-
Conceitos estruturais da linguagem plástica.
-
Domínios da linguagem plástica: a forma; a cor; o espaço e volume; o movimento e o tempo.
-
O desenho como elemento operativo e expressivo da realidade visível e conceptual.
-
O desenho e a linguagem visual: elementos formais e modos de articulação.
-
A sintetização formal na criação simbólica.
Bibliografia
-
MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: aspetos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições de 70, 1982.
-
KADINSKY, Wassily, Ponto, linha, plano, Lisboa: Edições 70, 1987.
-
Wong, Wucius (1995), Fundamentos del Diseño, Barcelona, Gustavo Gili.
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Economia
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Economia do ensino secundário, a saber:
Competências
-
Compreender os tópicos iniciais do posicionamento da Ciência Económica na análise dos fenómenos sociais;
-
Compreender os conceitos económicos básicos, sendo apto a utilizar corretamente a respetiva terminologia na análise de textos;
-
Compreender as principais variáveis da organização económica das sociedades;
-
Compreender as normas elementares de contabilização da atividade económica das sociedades;
-
Conhecer os aspetos mais relevantes das economias portuguesa e da União Europeia;
-
Analisar documentos de diversos tipos (textos de autor, notícias da imprensa e dados estatísticos);
-
Interpretar quadros e gráficos até duas variáveis;
-
Elaborar sínteses de conteúdo de documentação analisada;
-
Estruturar respostas com correção formal e de conteúdo;
-
Apresentar e fundamentar ideias.
Conteúdos
- Atividade económica e agentes económicos
- Famílias e Consumo
- Tipos de Consumo,
- Determinantes do Consumo;
- Produção
- Fatores de Produção,
- Combinação de Fatores,
- Custos de Produção)
- Mercados
- Noção de Oferta e de Procura;
- Classificação dos Mercados;
- Comportamento dos Empresários
- Moeda e Instituições Financeiras
- A Moeda o Crédito e a Inflação;
- Mercado Monetário;
- Os Bancos
- O Estado e o Resto do Mundo
- Noção e Funções;
- O Orçamento Geral do Estado;
- A Divida Pública;
- Comércio Internacional
- Famílias e Consumo
- Noções de contabilidade nacional:
- Produção Nacional;
- Rendimento Nacional;
- Despesa Nacional
- Organização económica da sociedade:
- Crescimento e Desenvolvimento Económico
- Portugal e a união económica:
- Formas de Integração; Mercado Único
Bibliografia
- Manuais de Economia do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Física e Química
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Física e da Química do ensino secundário, a saber:
Competências
-
Usar corretamente o vocabulário específico da Física e da Química;
-
Usar e interpretar a simbologia da Física e da Química;
-
Analisar situações da vida real (simplificadas), identificando os modelos físicos que permitam a sua interpretação e a sua resolução;
-
Reconhecer a diversidade de substâncias existentes (composição e elementos químicos; estruturas e ligação química; famílias e grupos funcionais).
-
Interpretar a organização química do mundo material (tabela periódica dos elementos químicos; estrutura atómica e alguns modelos).
-
Identificar a natureza das reações químicas (reações acido-base, de precipitação, de oxidação-redução) e os correspondentes modelos interpretativos (equilíbrio químico).
-
Selecionar estratégias de resolução de problemas em contextos da Física e da Química;
-
Formular hipóteses e prever resultados;
-
Interpretar e criticar resultados no contexto de um problema da Física e da Química
-
Descobrir relações entre os vários conceitos da Física e da Química.
Conteúdos
-
Energia e Conservação;
-
Mecânica;
-
Eletricidade e Eletromagnetismo.
-
Estrutura de átomos e de moléculas
-
Ligações intermoleculares e equações dos gases
-
Estudo dos compostos orgânicos
-
Extensão das reações químicas
-
Aspetos energéticos das reações químicas
Bibliografia
- Manuais de Físico e Química do ensino secundário (10º e 11º anos).
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Geografia
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Geografia do ensino secundário, a saber:
Competências
-
Compreender a estruturação do território nacional em diferentes escalas de análise
-
Compreender as inter-relações entre fatores físicos e humanos na organização do território
-
Utilizar corretamente a linguagem geográfica
-
Dominar técnicas gráficas e cartográficas
Conteúdos
-
A população, utilizadora de recursos e organizadora de espaços
-
A diversidade do quadro natural de Portugal
-
Os espaços organizados pela população
-
A população, como se movimenta e comunica
Bibliografia
- Manuais de Geografia do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Inglês
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais do Inglês do ensino secundário (10.º e 11.º anos/nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - QECRL), a saber:
Competências
-
Compreender textos nos quais predomine uma linguagem corrente do dia a dia ou relacionada com o trabalho, a escola ou o lazer.
-
Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas e e-mails pessoais.
-
Produzir textos escritos, em resposta a necessidades específicas de comunicação.
-
Escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos da atualidade ou de interesse pessoal.
-
Escrever cartas pessoais para descrever experiências, impressões, eventos, desejos e ambições.
-
Produzir opiniões sobre planos futuros e pontos de vista.
-
Conhecer as estruturas linguísticas necessárias para a compreensão e produção dos tipos de texto acima listados.
Conteúdos
- Leitura e compreensão de textos
- Perguntas de interpretação (itens de escolha de múltipla) e exercícios de vocabulário.
- Funcionamento da língua
- Exercícios de gramática (itens de escolha múltipla/ itens de seleção/ exercícios de preenchimento de espaços /identificação e correção de erros).
- Expressão escrita de um texto simples
- Exercícios a partir de um destes elementos: carta pessoal, texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos, com resposta extensa (120-150 palavras).
Bibliografia
- Manuais de Inglês do ensino secundário (10.º e 11.º anos).
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Matemática
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais da Matemática do ensino secundário, a saber:
Competências
-
Analisar situações da vida real (simplificadas), identificando os modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e a sua resolução;
-
Selecionar estratégias de resolução de problemas;
-
Formular hipóteses e prever resultados;
-
Interpretar e criticar resultados no contexto de um problema;
-
Resolver problemas em contextos de Matemática;
-
Descobrir relações entre conceitos de Matemática;
-
Usar corretamente o vocabulário específico da Matemática;
-
Usar e interpretar a simbologia da Matemática;
Conteúdos
-
Operações algébricas em IR;
-
Noções básicas de estatística;
-
Equações e sistemas de equações;
-
Geometria no plano e no espaço;
-
Trigonometria no círculo trigonométrico;
-
Funções e gráficos: generalidades.
-
Funções polinomiais e funções racionais.
Bibliografia
- Manuais de Matemática do ensino secundário (10º e 11º anos).
Instruções para a prova
Prova Modelo PIE 2017
Prova de Português
A prova permite avaliar as competências e os conteúdos associados aos referenciais do Português do ensino secundário, a saber:
Competências
Leitura
-
Reconhecer a matriz discursiva do texto;
-
Explicitar o sentido global do texto;
-
Processar a informação veiculada pelo texto, em função de um determinado objetivo;
-
Distinguir factos de sentimentos e de opiniões;
-
Explicitar relações representadas no texto (planos sintático, semântico-lexical, pragmático);
-
Detetar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto;
-
Apreender sentidos explícitos;
-
Inferir sentidos implícitos a partir de indícios vários;
-
Determinar a intencionalidade comunicativa;
-
Identificar elementos de estruturação do texto, ao nível das componentes genológica, retórica e estilística;
-
Utilizar informação paratextual, contextual e intertextual na construção de sentidos;
-
Relacionar elementos do texto com o contexto de produção;
-
Formular juízos de valor fundamentados.
Expressão Escrita
-
Planificar a atividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida;
-
Adequar o discurso à situação comunicativa;
-
Mobilizar informação pertinente, em função da tarefa a realizar;
-
Expressar ideias, opiniões, vivências e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada;
-
Estruturar um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à explicitação e à defesa de um ponto de vista ou de uma tese;
-
Cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência);
-
Produzir um discurso correto nos planos lexical, morfológico, sintático, semântico, pragmático, ortográfico e da pontuação.
Funcionamento da Língua
-
Dominar a norma linguística do português europeu;
-
Reconhecer produções linguísticas desviantes em relação à norma;
-
Identificar elementos básicos da língua nos planos fónico, morfológico, lexical, sintático, semântico e pragmático;
-
Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais);
-
Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de referência (deixis, anáfora e correferência);
-
Identificar, analisar e utilizar diferentes tipos de nexos interfrásicos (estruturas de coordenação e de subordinação);
-
Explicitar valores semânticos da estrutura frásica (expressões nominais, tempo, aspeto e modalidade);
-
Explicitar a função de marcadores de continuidade e de progressão textual;
-
Identificar e analisar a estrutura e as características de textos de diferentes tipologias.
Conteúdos
- Leitura e compreensão de um texto jornalístico
- Perguntas de interpretação (itens de escolha de múltipla) e exercícios de vocabulário.
- Funcionamento da língua
- Exercícios de gramática (itens de escolha múltipla/ itens de seleção/ exercícios de preenchimento de espaços /identificação e correção de erros).
- Produção escrita de um texto profissional
- Exercício de produção escrita: carta e e-mails, documentos profissionais (ata, reclamação, relatório) com resposta extensa (150-250 palavras).
Bibliografia
- Manuais de Português do ensino secundário (10.º, 11.º e 12.º anos).