Perguntas Frequentes

COMO ACEDER A INFORMAÇÕES SOBRE O UALG V+?

Para obter informações acerca do Grupo de Voluntariado UAlg V+ deve consultar a Página de Internet da UAlg: https://www.ualg.pt/pt/content/voluntariado

Neste espaço encontra todas as informações de que necessita, quer relativamente ao Grupo (ex., equipa coordenador, contactos), quer às atividades regulares e pontuais a decorrer.

Caso tenha alguma questão, cuja resposta não se encontre disponível na página, pode enviar email para gvvmais@ualg.pt ou contactar diretamente um membro da equipa (de preferência o da sua unidade orgânica/Serviço/centro).

Equipa UAlg V+: https://www.ualg.pt/pt/content/contactos-37

QUEM SE PODE INSCREVER NO GRUPO UALG V+?

Qualquer elemento atual (ou passado) da Comunidade Académica pode-se inscrever no grupo UAlg V+ (i.e., estudantes, ex-estudantes, funcionários não docentes, ex-funcionários não docentes, professores, ex-professores, investigadores e ex-investigadores). Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

COMO PODE INSCREVER-SE NO UALG V+?

A inscrição no Grupo UAlg V+ é realizada sempre no formulário online que se encontra disponível no separador “Participação/inscrição”.

Se pretende inscrever-se clique AQUI.

As informações solicitadas destinam-se exclusivamente à Universidade do Algarve. Deve ter em atenção os contactos email e telefone, pois são a forma de contacto entre o UAlg V+ e o voluntário. Caso verifique que não recebe emails, vá à sua caixa de SPAM. Se não tiver recebido nenhum email, contacte a coordenação enviando email para gvvmais@ualg.pt.

Apenas serão fornecidos dados pessoais às entidades parceiras caso o voluntário se inscreva numa atividade dessa instituição. Nessa situação, a responsabilidade da gestão dos dados pessoais é inteiramente da entidade em questão.

Após submeter a inscrição, irá receber um email do Grupo UAlg V+ indicando a sua aceitação e informando acerca do funcionamento inicial (i.e., reuniões, inscrição em atividades, formação geral do voluntariado). No email inicial receberá também um documento “Registo de Atividades de Voluntariado”, que deve utilizar quando realizar atividades de voluntariado (informe-se junto do seu representante acerca do funcionamento deste documento).

Caso tenha alguma dúvida relativa a qualquer procedimento do UAlg V+ deve entrar em contacto com o seu representante do grupo (contactos disponíveis na Página Online do V+) ou envie email para gvvmais@ualg.pt

QUANDO PODE COMEÇAR A REALIZAR ATIVIDADES DE VOLUNTARIADO NO UALG V+?

Pode inscrever-se em qualquer atividade pontual ou regular de voluntariado disponíveis na página online, a partir do momento em que recebe o email de confirmação da sua inscrição.

Atividades regulares: https://www.ualg.pt/pt/content/acoes-regulares

Atividades pontuais: https://www.ualg.pt/pt/content/acoes-pontuais

É fundamental ter em conta que o Grupo de Voluntariado UAlg V+ apenas se responsabiliza (ex., para efeitos de certificação) por atividades mediadas pelo grupo, ou seja, publicitadas e/ou acompanhadas por um membro do grupo. Assim, o Grupo de Voluntariado UAlg V+ é apenas responsável pelas atividades noticiadas via email ou Página pelo Grupo UAlg V+, com entidades parceiras.

QUANDO IRÁ REALIZAR A ENTREVISTA INICIAL?

A entrevista inicial é agendada pelo membro da equipa responsável pela sua unidade orgânica (veja em contactos quem é o seu representante) aquando da realização de uma das reuniões semestrais (consulte o separador “Gestão de Voluntário”).

Caso não possa comparecer, é sempre importante que avise o seu representante, pois a não comparência nas reuniões pode colocá-lo como Inativo no UAlg V+ (estão disponíveis mais informações a seguir). Se tiver alguma dúvida relativamente à entrevista contacte o seu representante.

COMO DEVE PROCEDER PARA SE INSCREVER NUMA ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO REGULAR?

Para se inscrever numa atividade regular de voluntariado UAlg V+ deve SEMPRE fazê-lo através da página da UAlg:  https://www.ualg.pt/pt/content/acoes-regulares

No separador “Ações Regulares” encontra um quadro com as diversas entidades parceiras e respetivas atividades regulares disponíveis. Para otimizar a sua potencial inscrição nas atividades, estão disponíveis informações essenciais da entidade, das atividades e respetivos horários. No final, encontra uma mensagem com um link para proceder à sua inscrição.

Em caso NENHUM deve dirigir-se diretamente à entidade para se inscrever. Nestas situações pode incorrer na penalização da certificação das suas horas, pois apenas podemos declarar as atividades que são geridas pelo Grupo V+. Na eventualidade de ocorrer uma situação semelhante, alerte de imediato a coordenação do UAlg V+ via email: gvvmais@ualg.pt ou entre em contacto com o seu representante V+.

MUITO IMPORTANTE: caso se inscreva numa (ou mais) atividades, não se esqueça que a entidade e os seus beneficiários contam com a sua participação. Assim, caso pretenda desistir ou tenha de se ausentar deve contactá-los o MAIS RAPIDAMENTE possível, enviando o email TAMBÉM para a coordenação do UAlg V+.

Quando frequentar a atividade regular de voluntariado, não se esqueça que deve ter um comprovativo das horas realizadas. Aquando da inscrição na atividade recebe instruções via email de como proceder relativamente ao registo das suas horas. Cumpra sempre o procedimento. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

COMO DEVE PROCEDER PARA SE INSCREVER NUMA ATIVIDADE DE VOLUNTARIADO PONTUAL?

A informação sobre a maioria das atividades pontuais é enviada para o seu email. No entanto, também se pode inscrever diretamente na Página do UAlg V+:  https://www.ualg.pt/pt/content/acoes-pontuais

No separador “Ações Pontuais” encontra um quadro com as diversas entidades parceiras e respetivas atividades pontuais disponíveis. Para o ajudar na sua seleção, estão disponíveis algumas informações essenciais acerca das atividades e respetivos horários. No final, encontra uma mensagem com um link para proceder à sua inscrição ou orientações de contacto com a equipa promotora das atividades (neste caso, da entidade parceira).

Em caso NENHUM deve dirigir-se diretamente à entidade. Nestas situações pode incorrer na penalização da certificação das suas horas, pois apenas podemos declarar as atividades que são geridas pelo Grupo V+. Na eventualidade de ocorrer uma situação semelhante, alerte de imediato a coordenação do UAlg V+ via email: gvvmais@ualg.pt ou entre em contacto com o seu representante V+.

Quando frequentar a atividade pontual de voluntariado, lembre-se que tem de ter um comprovativo das horas realizadas. Aquando da inscrição na atividade receberá instruções via email de como proceder relativamente ao registo das suas horas. Caso não tenha nenhuma informação disponível, a regra é sempre a mesma: preencher o ficheiro “Registo de Atividades de Voluntariado”, pedir à organização da atividade que assine e carimbe, e entregar cópia ao Grupo UAlg V+ (preferencialmente por email: gvvmais@ualg.pt). Cumpra sempre o procedimento. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

E SE GOSTAR DE UMA ATIVIDADE CUJA INSTITUIÇÃO NÃO SEJA PARCEIRA DO UALG V+?

Caso tenha interesse numa atividade que se encontre a ser dinamizada por uma entidade que não é parceira do UAlg V+ (confirme no separador https://www.ualg.pt/pt/content/parcerias), entre em contacto com o seu representante do UAlg V+ ou com a coordenação. O objetivo do Grupo UAlg V+ é, entre outros aspetos, promover uma cultura de voluntariado indo ao encontro dos interesses da comunidade académica e da comunidade alargada. Assim, a não oferta não significa impossibilidade, apenas um “caminho” diferente.

Para facilitar os futuros contactos, pode indicar o nome de um elemento da entidade com quem se pretende colaborar no futuro e respetivo contacto.

ATENÇÃO: O Grupo UAlg V+ não se responsabiliza nem certifica nenhuma atividade realizada numa entidade que não seja parceira nem sem mediação do Grupo UAlg V+.

Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

O QUE SÃO AS REUNIÕES SEMESTRAIS COM OS VOLUNTÁRIOS?

Por semestre são agendadas, pelo menos, duas reuniões com os voluntários por Unidade Orgânica. A sua calendarização está disponível na Página online do UAlg V+ separador “Gestão dos Voluntários” - https://www.ualg.pt/pt/content/gestao-voluntarios.

Estas reuniões servem para promover um contacto mais pessoalizado entre o representante do Grupo UAlg V+ e os seus voluntários, bem como entre voluntários V+. Normalmente, nestes momentos, o representante procura trabalhar aspetos como novas atividades disponíveis, novas parcerias realizadas, marcação/realização de entrevistas, apresentação de experiências por parte de voluntários, recolha de interesses dos voluntários, agilização de formas de funcionamento, entre outros.

Caso não possa comparecer numa reunião, é fundamental que avise o seu representante, pois faltar às reuniões poderá colocá-lo como Inativo no UAlg V+ (estão disponíveis mais informações a seguir). Se tiver alguma dúvida relativamente à entrevista contacte o seu representante.

COMO FAZER PARA REGISTAR AS ATIVIDADES DE VOLUNTARIADO NAS QUAIS PARTICIPO?

Quando se inscreve numa atividade pontual ou regular de voluntariado, à partida, receberá informações relativamente ao registo das horas realizadas.

O funcionamento normal previsto é sempre o mesmo: preencher o ficheiro “Registo de Atividades de Voluntariado”, pedir à organização da atividade que assine e carimbe, e entregar cópia ao Grupo UAlg V+ (preferencialmente por email: gvvmais@ualg.pt). Cumpra sempre o procedimento.

Mas existem instituições parceiras com quem o Grupo UAlg V+ tem procedimentos paralelos de registo de horas, de modo a ajudar e facilitar. Nestes casos o voluntário é sempre notificado aquando da sua inscrição nessa atividade. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

O QUE FAZER COM O REGISTO DE ATIVIDADES?

Os registos preenchidos, assinados e carimbados relativos à participação em atividades devem ser digitalizados e enviados para a coordenação do UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt). Contudo, tal como referido anteriormente, existem situações em que as instituições parceiras têm procedimentos paralelos de registo de horas, pelo que enviam ao Grupo UAlg V+ o número de horas efetuados pelos voluntários V+. Nestes casos, o voluntário é sempre notificado aquando da sua inscrição nessa atividade. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

QUANDO PODE PEDIR OS CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO?

De modo a sistematizar o processo de emissão dos certificados, tenha em atenção as indicações que se seguem relativamente à solicitação e entrega dos certificados finais:

  1. No final de cada ano letivo, os voluntários V+ devem enviar os seus registos de atividades digitalizados para o endereço de correio eletrónico do Grupo de Voluntariado (gvvmais@ualg.pt), para atualização dos registos de atividades realizadas. Em alternativa, podem entregar em papel ao representante da Unidade Orgânica a que pertencem ou à coordenação do Grupo.
  2. No caso dos estudantes, os certificados só serão emitidos para os alunos finalistas no ano letivo em curso (salvo alguma situação devidamente fundamentada) e incluirão todas as atividades em que os estudantes participaram desde a data de inscrição no Grupo de Voluntariado até à data de solicitação do certificado. No caso dos restantes membros (docentes, funcionários não docentes e investigadores), o pedido de emissão pode ser feito anualmente (no mesmo prazo estabelecido), se for do interesse do voluntário.
  3. Os interessados em receber o certificado devem solicitar a sua emissão enviando mensagem, por correio eletrónico, para o endereço do Grupo (gvvmais@ualg.pt), no período estipulado para o efeito em cada ano letivo (entre 1 e 15 de junho, salvo indicação em contrário). Este período será atempadamente divulgado a todos os membros do Grupo.
  4. O certificado será entregue em papel pelo representante da Unidade Orgânica a que pertence o voluntário ou pela Coordenadora do Grupo, durante o mês de julho (ou em data a agendar entre o voluntário e o representante da Unidade Orgânica). Excecionalmente, caso esta entrega não seja possível por algum motivo devidamente apresentado ao Grupo, o certificado poderá ser digitalizado e enviado por mail.

Independentemente dos certificados emitidos, a participação dos estudantes em atividades de voluntariado no âmbito do Grupo de Voluntariado UAlg V+ será registada e comunicada aos Serviços Académicos para efeitos de inclusão no Suplemento ao Diploma.

Situações não previstas neste documento, serão avaliadas, caso a caso, pela Comissão Coordenadora do Grupo de Voluntariado UAlg V+. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

NO CASO DOS ALUNOS, AS HORAS REALIZADAS CONSTARÃO NO SUPLEMENTO AO DIPLOMA?

Para que o seu total de horas de voluntariado realizadas no Grupo UAlg V+ (ou seja, com entidades parceiras, sempre com a mediação do Grupo UAlg V+ e com entrega atempada dos registos de horas realizadas), conste no Suplemento ao Diploma, este deverá SEMPRE ser SUPERIOR a 30 HORAS no TOTAL. Caso cumpra com esta regra, o Grupo UAlg V+ comunicará aos Serviços Académicos (normalmente no mês de abril, antes da conclusão do ano de finalista) o número total de horas efetuado. Paralelamente, poderá solicitar o certificado discriminado com as atividades e as horas realizadas à coordenação do UAlg V+, no prazo previsto (normalmente entre 1 e 15 de junho, pelo que aconselhamentos que esteja atento ao seu email).

Caso não cumpra o requisito das 30 horas de mínimo, deverá solicitar o certificado à coordenação do UAlg V+, no prazo previsto (normalmente entre 1 e 15 de junho, pelo que aconselhamentos que esteja atento ao seu email) com a discriminação das atividades e horas realizadas.

Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.

APÓS O CURSO TERMINA A PARTICIPAÇÃO NO UALG V+?

A sua pertença ao Grupo UAlg V+ terminará quando assim o pretender. Para tal, apenas terá de enviar email para a coordenação, com conhecimento ao seu representante da Unidade Orgânica, informando da sua intenção de saída. Caso pretenda permanecer, não precisa de informar, apenas terá de participar nas reuniões (ou informar o seu representante da sua impossibilidade em estar presente) e realizar atividades de voluntariado.

Contudo, caso não participe em nenhuma reunião de voluntários nem colabore em nenhuma atividade de voluntariado durante um semestre, a sua inscrição transitará de ativa para inativa. Em caso de dúvida, contacte o UAlg V+ (gvvmais@ualg.pt) ou o seu representante.


O QUE SIGNIFICA “INATIVO” NO GRUPO UALG V+?

O estado inativo acontece quando não participa em nenhuma reunião de voluntários, nem colabora em nenhuma atividade de voluntariado durante um semestre, a sua inscrição transitará de ativa para inativa. Nesta situação, deixa de receber emails e de ser convocado para as atividades do V+.

Em qualquer momento pode solicitar, à coordenação do UAlg V+, a alteração do seu estado, sendo apenas necessário que envie email para gvvmais@ualg.pt com esse pedido. Em caso de dúvida, contacte o seu representante do UAlg V+.

QUANDO PODERÁ SAIR DO GRUPO UALG V+?

Pode solicitar a sua saída do V+ em qualquer momento, sendo apenas necessário enviar email com a sua intenção de saída para a coordenação do V+ (gvvmais@ualg.pt), com conhecimento ao seu representante da Unidade Orgânica. Em caso de dúvida, contacte o seu representante do UAlg V+.

 

Share Partilhar