Observatório de emprego
Através do observatório de emprego estão disponíveis on line, estudos anuais elaborados pela UAlg, relativos à inserção dos nossos diplomados no mercado de trabalho:
Relatório sobre a Empregabilidade dos diplomados da Universidade do Algarve- 2017/2018. Os resultados do inquérito aplicado entre maio e julho de 2020, permitem concluir uma ligeira descida na taxa de emprego relativamente ao ano anterior, atingindo neste ano 62,3%. Regista-se contudo um aumento na percentagem de diplomados que deram continuidade ao seus estudos, 25,6% e destes, a grande maioria encontra-se na UAlg. 69,2% dos inquiridos afirmam que a sua atividade profissional tem uma boa adequação em relação à formação concluida na UAlg. Clique na imagem para aceder ao relatório completo.
Relatório sobre a Empregabilidade dos diplomados da Universidade do Algarve- 2016/2017. Verifica-se que os diplomados da Universidade do Algarve apresentam uma boa inserção no mercado de trabalho, já que 86,5% dos respondentes estão empregados e 63,3% indica que a formação que receberam está de acordo com as funções que desempenham, o que mostra que o emprego é maioritariamente na área de formação. Dos inquiridos que não prosseguiram estudos 39,1% já trabalhava quanto terminou o curso, 41,0% estava a trabalhar até 3 meses após concluir o curso, 12,8% até 6 meses e 9,6% até 1 ano.Clique na imagem para aceder ao relatório completo.
Relatório sobre a Empregabilidade dos diplomados da Universidade do Algarve- 2015/2016. Regista-se uma tendencia positiva em termos de empregabilidade dos diplomados da Universidade do Algarve, pois 71,8% dos respondentes afirma estar a trabalhar, e 3,6% em situação de desemprego. Verifica-se um considerável número de diplomados a trabalhar em empresas/instituições de grande dimensão, encontrando-se estas sobretudo na região do Algarve, 69%. Por outro lado aumentou também a percentagem dos que decidiram prosseguir estudos, 18,5% continuando, na sua maioria, a frequentar o 2º ciclo na Universidade do Algarve. Clique na imagem para aceder ao relatório completo.
Relatório sobre a Empregabilidade dos diplomados da Universidade do Algarve- 2014/2015. Em termos gerais verifica-se que os diplomados da Universidade do Algarve apresentam uma boa inserção no mercado de trabalho, com apenas 4,3% em situação de desemprego. Há a registar que 14,5% dos diplomados decidiram aprofundar os seus estudos e deram continuidade à sua formação. A maior parte está a frequentar o 2º ciclo na Universidade do Algarve. Clique na imagem para aceder ao relatório completo.
Relatório sobre a Empregabilidade dos diplomados da Universidade do Algarve- 2013/2014. Os resultados apresentados mostram que o panorama da UALg, ao nível da empregabilidade dos seus diplomados no ano em análise, é bastante positivo. Verifica-se que os diplomados da UAlg apresentam uma boa inserção no mercado de trabalho, com apenas 7,2% em situação de desemprego. A maior parte dos diplomados indica que a formação que receberam está de acordo com as funções que desempenham, o que mostra que o emprego é maioritariamente na área de formação. Clique na imagem para aceder ao relatório completo.
Livro: Preparados para Trabalhar? do Consórcio Maior Empregabilidade, apresenta os resultados qualitativos e quantitativos de um estudo levado a cabo junto de diplomados do ensino superior e empregadores, no sentido de se averiguar a sua perceção relativamente às competências transversais . Este estudo tem como principal objetivo facultar às instituições de ensino superior informação útil que potencie a empregabilidade dos seus diplomados. Clique na imagem para aceder ao livro.
Relatório da 2.ª fase do estudo "Conceção e operacionalização de um dispositivo de monitorização da trajetória académica e de inserção dos diplomados da Universidade do algarve", apresentado no dia 16 de dezembro de 2013.
Consultar relatório....